Fato Verdade

O que se sabe e o que falta saber sobre acidente de avião no Nepal; passageiro filmou momento da queda

O que se sabe e o que falta saber sobre acidente de avião no Nepal; passageiro filmou momento da queda


Autoridades confirmam 71 mortos e 1 desaparecido no pior acidente aéreo do país em três décadas. Imagens chocantes de dentro da aeronave foram transmitidas em uma live, e autor da filmagem foi reconhecido por um amigo. Passageiro filma queda de dentro do avião no Nepal
Subiu para 71 o número de mortos após a queda de um avião no centro do Nepal, na Ásia, no último domingo (15). Uma pessoa segue desaparecida. Segundo o banco de dados da Aviation Safety Network, este é o acidente com mais mortos dos últimos 30 anos no país.
Equipes de resgate encontraram as caixas pretas da aeronave. As gravações de dados e de voz podem esclarecer o que causou o desastre. O tempo estava firme, e o piloto não informou nenhum problema à torre.
Uma transmissão feita por um passageiro pelo Facebook mostra o acidente de dentro do avião. O vídeo registra a aeronave se aproximando do solo. Nele, é possível ver que os ocupantes estavam calmos.
Veja, a partir das perguntas abaixo, o que se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre o acidente.
Quando e onde aconteceu o acidente?
Quantas pessoas morreram? Há desaparecidos?
As caixas pretas do avião foram encontradas? O que elas podem revelar?
Qual é o modelo do avião?
Há informações sobre as vítimas?
O que mostram as imagens do acidente?
O Nepal tem histórico de acidentes aéreos?
LEIA TAMBÉM
ATOS TERRORISTAS: Mulher que financiou transporte e hospedagem de envolvidos em ataque bolsonarista é presa
ROSA WEBER: Indulto concedido por Bolsonaro a PMs condenados por massacre do Carandiru é suspenso
GOLPE NA USP: Aluna de medicina que usou quase R$ 1 milhão de colegas recebeu R$ 3 mil em Auxílio Emergencial

Quando e onde aconteceu o acidente?
Equipes de resgate encaram destroços do avião que caiu no Nepal neste domingo (15)
Yunish Gurung/AP

O avião, um ATR-72 da companhia Yeti Airlines, saiu de Katmandu, capital do Nepal, com 72 pessoas a bordo. Ele caiu pouco antes das 11h do domingo, no horário local (02h15 no horário de Brasília), perto de Pokhara, onde deveria pousar.

A aeronave em chamas foi encontrada em um precipício de 300 metros de profundidade, entre o antigo aeroporto construído em 1958 e o novo terminal internacional inaugurado em 1º de janeiro em Pokhara, porta de entrada para alpinistas do mundo todo.
Voltar ao início.
Avião cai no Nepal
Editoria de arte/g1
Quantas pessoas morreram? Há desaparecidos?
Autoridades do Nepal confirmam que, até esta terça-feira (17), 71 corpos foram encontrados. Uma pessoa seguia desaparecida por volta das 11h – horário de Brasília -, mas a polícia local afirma que todos os ocupantes do avião morreram.

Segundo o policial AK Chhetri disse à AFP, as buscas pelos corpos desaparecidos foram retomadas nesta terça, com a ajuda de quatro drones. Os agentes também ampliaram o raio de busca.
Voltar ao início.
Passageiro transmite em uma live a queda do avião ATR 72 da Yeti Airlines em Pokhara, no Nepal, em 15 de janeiro de 2023
Reprodução/Facebook
As caixas pretas do avião foram encontradas? O que elas podem revelar?
As equipes de busca e resgate encontraram as caixas-pretas do acidente na segunda-feira (17). Elas possuem os gravadores de voz da cabine e dados do voo. A informação inicial é de que elas estão em boas condições.
As gravações podem esclarecer o que causou o desastre. O tempo estava firme, e o piloto não informou nenhum problema à torre.
Voltar ao início.
Qual é o modelo do avião?
O ATR72 da fabricante de aviões europeia ATR é um avião turboélice bimotor amplamente utilizado, fabricado por uma joint venture da Airbus e da italiana Leonardo. A Yeti Airlines possui uma frota de seis aviões ATR72-500, de acordo com seu site.
Voltar ao início.
Há informações sobre as vítimas?
Um representante da companhia aérea informou que, dentre os ocupantes estavam duas crianças, quatro tripulantes e 15 estrangeiros. O avião levava, além de 57 nepaleses, cinco indianos, quatro russos, um irlandês, dois sul-coreanos, um australiano, um francês e um argentino, disse uma autoridade do aeroporto do Nepal.

Os hospitais da região começaram a entregar às famílias os corpos das vítimas nesta terça.
Entre as vítimas, está a copilota Anju Khatiwada. Ela começou a trabalhar na companhia aérea dona da aeronave em 2010, seguindo os passos de seu marido, um piloto que havia morrido em um acidente quatro anos antes.
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, um amigo próximo confirmou a identidade de um passageiro que fez uma gravação de dentro do avião (veja o vídeo com começo da reportagem). Ele se chama Vishal Koswal. Outros três homens que aparecem no vídeo também foram identificados por esse amigo. A informação foi confirmada pela polícia local, segundo o jornal.
Voltar ao início.

O que mostram as imagens do acidente?

Um vídeo (veja no começo da reportagem) feito por um passageiro registra a aeronave se aproximando do solo. Nele, é possível ver que os passageiros estão calmos e não há qualquer indicação de que havia algum problema com o avião. Logo depois, a imagem fica confusa, e é possível ouvir gritos. A transmissão termina mostrando destroços em chamas e o que parece ser barulho de fogo.

O g1 entrou em contato com a Meta, companhia que administra o Facebook, para confirmar a veracidade dessa transmissão, mas não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem.

Outro vídeo publicado nas redes sociais mostra a queda do avião momentos antes do impacto. Nas imagens é possível ver a aeronave balançando no ar e fazendo uma inclinação para a esquerda antes de cair. Assista abaixo:
Queda de avião deixa mortos no Nepal
Voltar ao início.
O Nepal tem histórico de acidentes aéreos?

O acidente deste domingo é o mais mortal no Nepal desde 1992, quando todas as 167 pessoas a bordo de um avião da Pakistan International Airlines morreram após a aeronave cair perto de Katmandu.
O setor aeronáutico do Nepal cresceu nos últimos anos. Porém, as empresas sofrem com problemas de segurança devido à falta de treinamento da equipe e a problemas de manutenção. A União Europeia proibiu todas as transportadoras nepalesas de entrar em seu espaço aéreo.
O país também possui algumas das pistas mais remotas e complicadas do mundo, ladeadas por picos cobertos de neve que tornam a aproximação desafiadora até mesmo para pilotos experientes
As companhias indicam que o Nepal não possui infraestrutura para estabelecer previsões meteorológicas precisas, principalmente nas regiões mais remotas e de difícil relevo montanhoso, onde foram registrados acidentes fatais nos últimos anos.
Voltar ao início.
LEIA TAMBÉM:
SUSTO NOS EUA: o dramático momento em que aviões quase se chocaram em Nova York
NOTAM: o ‘twitter da aviação’ que apresentou falha sem precedentes e parou milhares de voos nos EUA
VÍDEOS: mais assistidos do g1

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *