Os olhares atentos dos pequenos amantes do ‘mundo da tecnologia’ evidenciaram o encantamento com a possibilidade de aprender mais sobre a área. Ao todo, 30 crianças e adolescentes, de 9 a 13 anos, participaram da Oficina de Robótica com Lego, promovida pelo Laboratório de Tecnologia de Camaçari (LABTEC), vinculado ao Museu de Ciência e Tecnologia UNICA, na Cidade do Saber. Nesta terça-feira (4/4), aconteceu a culminância da atividade, que também foi realizada nos dias 21 e 28/3.
Entre os contemplados, esteve Eduardo Teixeira, 11 anos, que foi acompanhado da mãe, Vivian Teixeira. Ela ressaltou a importância da oportunidade, especialmente para o filho, que é autista e tem hiperatividade. “Ele se interessa bastante por essa área e gostou da atividade. Queria que tivesse mais vezes”, opinou.
Quem também aprovou a oficina foi Gustavo Soares, 12 anos. “Já gostava de montar lego, e esta foi a primeira vez que pude participar de uma atividade de robótica com lego. Achei legal e aprendi várias coisas”, contou o garoto.
Durante a ação, foram abordados assuntos como polias e correias, engrenagens, eletrônica, conceito de eletricidade, bateria, motor e condutor, sensores e controladores. Foi o que destacou o monitor da oficina, Felipe Melo. “Pudemos passar pra eles, conhecimentos básicos da robótica, adaptando para o público que é iniciante. A resposta foi positiva e se desenvolveram bem”, afirmou.
A Oficina de Robótica com Lego é uma ação da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do subprograma Camaçari Nova Cultura, e teve carga horária de 6h.







