Os pesquisadores vão ganhar bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral
A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) vai premiar os 49 melhores trabalhos de doutorado concluídos em 2023 na próxima quinta-feira (12), no Prêmio Capes de Tese 2024. A cerimônia vai acontecer em Brasília e será transmitida no YouTube.
Considerada o Oscar da Ciência Brasileira, o Prêmio oferece bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em uma universidade nacional, certificado e medalha. Os orientadores das teses ganham até R$ 3 mil e certificados, que também serão oferecidos aos coorientadores e ao programa de pós-graduação.
Além disso, três dos 49 trabalhos receberão o Grande Prêmio:
Um da área de Humanidades,
Outro da área de Ciências da Vida,
E um terceiro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.
Esses pesquisadores vão receber uma bolsa para estágio pós-doutoral em universidade no exterior por até 12 meses, certificado e troféu.
Já os orientadores terão uma premiação de até R$ 9 mil para participar de um congresso internacional e certificado, que também será entregue aos coorientadores e ao programa de pós-graduação.
Melhores teses
A lista dos trabalhos vencedores está disponível no site da Capes. Uma das teses premiadas foi “Efésios 5,21-33: Análise ético-feminista da retórica de submissão da mulher nas obras da Editora Fiel”, de Karen Colares.
A pesquisadora estudou os efeitos éticos da reiteração da submissão feminina, que se orienta no ambiente religioso e se projeta na esfera pública. “Eu destacaria como ponto de maior relevância na tese a crítica aos efeitos do discurso de submissão feminina“, afirma Colares.
Para selecionar os vencedores, o Prêmio Capes de Tese 2024 considera a originalidade e a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. A Capes também leva em conta a metodologia, as características da redação, a organização do texto, a qualidade e a quantidade de publicações decorrentes da tese.
Fonte: CNN Brasil