Camaçari fez sua estreia na ABAV Expo 2025, maior evento de turismo do Brasil e um dos principais do calendário latino-americano. Até sexta-feira (10), o município, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), participa com estande temático no Riocentro, maior centro nacional de eventos e convenções, localizado no Rio de Janeiro. O objetivo é projetar destinos, produtos e serviços locais para agentes do turismo nacional e internacional.
Para a vice-prefeita Pastora Déa Santos, que fez questão de acompanhar tudo de perto, a participação de Camaçari reforça o compromisso da gestão em reinserir o município na rota dos grandes eventos do setor.
“Hoje é a primeira vez que estamos com um estande montado na ABAV Expo e está sendo um momento grandioso para o nosso município, firmando mais uma vez seu espaço no cenário nacional do turismo”, destacou, relatando a alegria e o entusiasmo vistos nas pessoas que chegam ao estande para saber das curiosidades, dos lugares turísticos, da culinária e dos tipos de atividades ofertados pelo município.
Encarregado pelo conceito e concepção do estande de Camaçari, o artista plástico e designer Déo Senna deu vida à proposta que valorizou os três cenários do município: zona rural, orla e sede administrativa.
“Depois de um trabalho de pesquisa, conseguimos criar um espaço onde quem visitar o estande vai perceber que lá tem uma presença humana bem marcante. Temos os artesãos, a comunidade quilombola de Cordoaria, as nossas manifestações culturais, a nossa culinária, com destaque para o artesanato, que é a minha base de trabalho dentro do município”, explicou o profissional, que há 45 anos vive na cidade, estimulado pela missão de evidenciar a originalidade da cultura local.
Para o secretário de Turismo, Patrício Oliveira, Camaçari vive um momento de renascimento. “Essa feira não só movimenta a economia, como projeta Camaçari, que vive um momento de despontar. O turismo agrega, emprega, gera mudança social, e aqui a gente mostra que Camaçari não é só o Polo Industrial. Nós temos arte, cultura, gastronomia. Temos o turismo rural, o turismo étnico, mas, antes de tudo, temos um lugar maravilhoso para se viver e para mostrar”, ressaltou.
Em visita ao estande do município, a profissional carioca do trade turístico Leila Cabral, 61 anos, disse que a cidade lhe pareceu encantadora. “Pelo que foi exposto aqui no estande — muito bonito, de muito bom gosto — eu pude conhecer um pouco da culinária. Isso me incentivou muito a conhecer a cidade, a música, as belezas naturais, e achei tudo muito incrível”, declarou.
Entre 8 e 10 de outubro, a feira deve receber cerca de 42 mil visitantes, possibilitando parcerias e negócios estratégicos, além de acesso direto a destinos. São mais de 2 mil marcas entre expositores nacionais e internacionais de companhias aéreas, roteiros, agências de viagens, hospedagem, cruzeiros, operadoras, transporte, seguros e tecnologia para o setor.
Mais de 60 capacitações são promovidas durante os três dias do evento, com diversas oportunidades de negócios, palestras, painéis e debates sobre temas atuais do setor.
A ABAV Expo 2025 tem como patrocinadores o Ministério do Turismo, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Social do Comércio (Sesc); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e a Caixa Econômica Federal (CEF).
A participação de Camaçari no evento conta com incentivo financeiro do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e parceria do Sebrae.
Fotos: Adeilson Carsan