Foto: Divulgação
A Autoridade Portuária Federal na Bahia – CODEBA vai administrar o Porto de Itajaí até a criação da nova empresa pública federal Docas de Santa Catarina. O anúncio da transição administrativa foi feito pelo Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, em visita oficial à cidade, na sexta-feira (17). A medida marca o início de uma nova fase de expansão, autonomia e fortalecimento institucional.
“Ontem recebi a ligação do ministro Silvio Costa Filho com essa demanda e, na próxima semana, a diretoria da CODEBA se reunirá com a equipe do Ministério dos Portos e Aeroportos, com o secretário Executivo Tomé Franca, o secretário Nacional Alex Ávila e representantes da Autoridade Portuária de Itajaí para discutir os detalhes da transição”, revela o presidente da Autoridade Federal Portuária na Bahia, Antonio Gobbo.
Segundo Alex Ávila, a criação da nova empresa pública faz parte de um processo mais amplo que visa garantir a independência e a autonomia do Porto de Itajaí, fortalecendo sua capacidade de gestão e ampliando investimentos estratégicos.
“Esse tema faz parte de um processo vinculado à criação da empresa pública, justamente para garantir a independência do Porto de Itajaí. A decisão de termos um porto independente é do Governo Federal. Quando vinculamos o Porto ao Governo, foi com o propósito de assegurar uma gestão autônoma, ampliar investimentos e fortalecer sua atuação — e é exatamente isso que estamos fazendo”, explicou.
Ele ainda explicou que a criação da Docas é prioridade para o Ministério: “é prioridade total para o Ministério dos Portos. Temos o desejo e a orientação de todo o nosso governo para chegar o mais rápido possível nessa conclusão. São etapas detalhistas e técnicas, mas posso dizer que vamos buscar cumprir no menor prazo possível”, afirmou o secretário.
MEDIDAS ANUNCIADAS
Entre as medidas anunciadas, está o avanço na concessão do canal de acesso do Porto de Itajaí, projeto que já se encontra sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa integra a política pública federal de conceder canais de acesso à iniciativa privada, com o objetivo de aumentar o nível de serviço, garantir dragagens contínuas e elevar a eficiência operacional.
“A dragagem é um tema vital para o Porto de Itajaí. Com o modelo de concessão, garantiremos a execução dentro dos prazos e padrões adequados. Também estamos trabalhando no arrendamento definitivo do Terminal de Contêineres, cujos estudos técnicos estão em fase final de conclusão”, destacou o secretário.
O conjunto de ações reforça o papel estratégico de Itajaí no sistema portuário nacional e o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento econômico de Santa Catarina.
“Com a criação da nova empresa pública, o Porto de Itajaí terá mais autonomia, mais investimentos e mais condições de continuar gerando emprego, renda e competitividade para Santa Catarina e para o Brasil”, concluiu Alex Ávila.