Fato Verdade

Prefeitura entrega kit de identificação para ambulantes da orla de Camaçari

Prefeitura entrega kit de identificação para ambulantes da orla de Camaçari

Como parte integrante das ações do Verão Conectado, a Prefeitura de Camaçari realizou a entrega de coletes, bonés, crachás e certificados para 202 vendedores ambulantes que atuam na faixa de areia das praias do município. A iniciativa, que aconteceu na última segunda-feira (22), no Condomínio Paraíso, em Guarajuba, contribui para a organização, identificação e valorização dos trabalhadores, garantindo mais segurança e qualidade no atendimento a moradores, visitantes e turistas.

A vice-prefeita do município e secretária da Orla, Pastora Déa Santos, esteve presente na entrega e falou sobre o momento. “A orla ganha ainda mais vida na alta estação graças ao trabalho dos ambulantes, que movimenta a economia, acolhe as pessoas e ajuda a construir o clima vibrante das nossas praias. Valorizar quem está todos os dias nesse espaço, é fortalecer a cidade, além de cuidar e dar dignidade aos profissionais. Este é um passo importante para estimular o trabalho e promover o respeito aos vendedores, e deixar nossas praias ainda mais preparadas para o verão”.

O titular da Secretaria de Turismo (Setur), Patrício Oliveira, pontuou a garantia das condições de trabalho. “Antes de tudo, é para dar dignidade às pessoas que vêm trabalhar nas nossas praias, ou seja, para elas se sentirem cuidadas. Essa fiscalização é para dar prioridade e condições aos nossos vendedores ambulantes, para que os de fora não tenham espaço no município. A gente participa de um governo de ação popular que pensa, antes de tudo, na qualificação das pessoas, na geração de emprego e renda, na inclusão social, e essa operação conectada com o verão é também conectada com as pessoas”.

O trabalho realizado foi explicado pelo fiscal de Atividades Urbanas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Emerson Macedo. “Iniciamos em setembro, trabalhando todas as praias de Camaçari, o que resultou no cadastro de 202 ambulantes que circulam pelas nossas praias. Destes, 108 são de Guarajuba, 27 de Barra do Jacuípe, 24 de Itacimirim, 32 de Jauá e dez de Arembepe. Estamos disciplinando o material distribuído por cor, ou seja, a identidade visual vai fazer com que a gente identifique quem é o vendedor ambulante de Jauá, o de Guarajuba, e assim por diante, para que um não vá desenvolver a atividade na praia onde o outro foi cadastrado. Esse ordenamento facilita a identificação de quem não está cadastrado no município, para que possamos fazer uma fiscalização melhor, mais eficaz e competente”.

A importância da identificação dos trabalhadores foi destacada pelo vendedor ambulante da praia de Guarajuba, José Fernando, conhecido popularmente como Tita. “Essa ação é muito importante porque nos identifica e facilita o reconhecimento por parte dos turistas. A gente vai ter um crachá e colete, e, com certeza, o cliente vai se sentir mais seguro. A gente trabalha de inverno a verão, e quando chega a alta estação vem muitos vendedores de fora, até de outras cidades, e esse trabalho da prefeitura vai ajudar bastante a valorizar quem está aqui o ano inteiro”, finalizou.

A ambulante de Barra do Jacuípe, Edvone Ferreira, falou sobre a satisfação em ter o trabalho artesanal em crochê ser reconhecido pelos turistas. “Eles gostam muito e elogiam bastante as minhas criações. Como gente da China mesmo, que disse: ‘nunca vi um trabalho desse lá, não existe’. Então, é muito gratificante fazer um trabalho manual e saber que é aceito pelas pessoas, inclusive, as que vêm de fora, tipo os americanos também. Fico muito feliz em saber que minhas peças vão para bem longe”, finalizou, avaliando positivamente a ação da prefeitura, que, segundo ela, garante mais segurança aos profissionais locais.

Durante a entrega dos itens os vendedores ambulantes participaram também de uma qualificação profissional realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *