Executivos deixam empresa menos de 10 dias após serem empossados; João Guerra, diretor de recursos humanos, assume interinamente. Fachada de uma loja física da Americanas
Divulgação
O presidente da Americanas, Sergio Rial, decidiu deixar o comando da companhia. A decisão vem após a descoberta de “inconsistências em lançamentos contábeis” no valor de R$ 20 bilhões.
O diretor de relações com investidores da empresa, André Covre, também renunciou ao cargo. Os dois executivos haviam sido empossados em 2 de janeiro e estavam há menos de dez dias exercendo suas funções.
Entre as inconsistências encontradas, estavam operações de financiamento de compras que não estavam “adequadamente refletidas” nas contas de fornecedores, vistas nas demonstrações financeiras do terceiro trimestre do ano passado.
Segundo a Americanas, ainda não é possível determinar todos os impactos dessas inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da companhia. A empresa ainda afirmou que essas estimativas ainda estão sujeitas a confirmações e ajustes, a depender da conclusão da apuração dos fatos e dos pareceres de auditores independentes.
O conselho de administração nomeou o diretor de recursos humanos da companhia, João Guerra, para assumir os cargos de presidente e diretor de relações com investidores de forma interina.
Em comunicado oficial divulgado ao mercado, a Americanas afirmou que Guerra é um “executivo com ampla trajetória” na empresa e que não estava “envolvido anteriormente na gestão contábil ou financeira”.
“O conselho de administração decidiu, ainda, criar um comitê independente para apurar as circunstâncias que ocasionaram as referidas inconsistências contábeis, que terá os poderes necessários para a condução de seus trabalhos”, disse em nota.
- Brasil teve em 2024 ano mais quente já registrado, diz Inmet
- Brasil registrou 278,3 mil focos de incêndio em 2024, diz Inpe
- EUA formalizam repatriação de esmeralda encontrada na Bahia após disputa judicial
- Decreto proíbe criação de galinhas-d’angola em SP; veja o que diz a legislação
- Por R$ 172 milhões, governo contrata empresas para reconstruir ponte entre Tocantins e Maranhão
- Botafogo anuncia saída de Artur Jorge, técnico campeão da Libertadores
- Palmeiras anuncia atacante Paulinho como reforço para 2025
- Paraguai rivaliza com Brasil para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031
- Santos anuncia técnico Pedro Caixinha para 2025
- Jornal inglês elege Rodri como melhor do mundo; Vini Jr. é o segundo
- Abastecimento de água é retomado de forma gradativa em Salvador e na região metropolitana após conclusão de obras
- Prédio de três andares desaba em Salvador
- Museu de Arte Moderna da Bahia abre nova exposição em celebração aos 100 anos de Mário Cravo Jr. em Salvador
- Festival de quadrilhas é atração no Arraiá Salvador
- Servidores municipais deflagram greve a partir desta segunda