Fato Verdade

Proposta de arcabouço fiscal será divulgada ainda esta semana, diz Haddad

Proposta de arcabouço fiscal será divulgada ainda esta semana, diz Haddad

Governo faz reunião ‘conclusiva’ nesta quarta para fechar proposta; se aprovadas pelo Congresso, regras vão disciplinar o gasto público no país. Data do anúncio não foi informada. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (28) que a proposta de arcabouço fiscal elaborada pelo governo para substituir o teto de gastos será divulgada ainda nesta semana.
Segundo Haddad, uma reunião “conclusiva” deve ser realizada nesta quarta (29) com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para fechar os últimos pontos ainda em aberto da proposta. A divulgação, neste caso, deve ser feita até sexta (31).
A reunião entre Haddad e Rui Costa chegou a ser prevista para esta terça, mas foi adiada porque o ministro da Casa Civil apresentou sintomas gripais e preferiu não viajar a Brasília.
“Portanto, essa semana, nós vamos divulgar. A lei propriamente, ela tem prazo para ser encaminhada e é o dia 15 de abril, porque tem que estar compatível com a LDO. Mas isso não impede de já dizer qual vai ser a nova regra, o novo arcabouço fiscal”, declarou.
A LDO citada por Haddad é a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que estabelece os parâmetros para a elaboração do orçamento do ano seguinte. Por lei, esse texto tem que ser enviado ao Congresso até 15 de abril – o governo pretende enviar os dois textos em conjunto.
O governo chegou a prever que a nova proposta de arcabouço fiscal fosse anunciada em apenas em abril em razão da viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro Haddad, entre outros políticos, à China.
A viagem, no entanto, foi adiada por tempo indeterminado após Lula ser diagnosticado com uma pneumonia leve. Com isso, a equipe econômica permaneceu no Brasil e avançou nas tratativas para concluir e anunciar as novas regras propostas.
Novo arcabouço fiscal: entenda o que significa na prática para a economia
Governo segue debatendo detalhes da nova regra fiscal
O que é o arcabouço fiscal?
A proposta de arcabouço fiscal em elaboração no governo é um conjunto de regras para disciplinar os gastos do governo – e, com isso, evitar que a dívida da União aumente de forma descontrolada.
Hoje, quem cumpre esse papel é o teto de gastos, que entrou em vigor em 2017 e impede o governo de expandir as despesas públicas em um ritmo maior que a inflação do período.
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é contra a vigência do teto de gastos e defende a ampliação do gasto em obras, investimentos federais e políticas públicas, por exemplo.
O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro defendia o teto, mas, na prática, furou a regra de austeridade por diversas vezes em quatro anos.
Míriam Leitão sobre novo arcabouço fiscal: ‘Faltam detalhes’

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *