Fato Verdade

Receita Federal prevê uso de nota fiscal eletrônica para ouro

Receita Federal prevê uso de nota fiscal eletrônica para ouro


Decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30). A previsão é que a obrigatoriedade comece a partir de 3 de julho. Piloto de avião que trabalha no garimpo ilegal mostra ouro extraído do território Yanomami, em Alto Alegre, Roraima
AP Photo/Edmar Barros
A Receita Federal prevê a obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal Eletrônica nas transações de venda de ouro. A regra serve somente para companhias que venderem o material como ativo financeiro ou instrumento cambial. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30).
A nota fiscal fica destinada ao registro de operações com ouro, ativo financeiro ou instrumento cambial.
A previsão é que a obrigatoriedade comece a partir de 3 de julho.
A nota fiscal eletrônica “Ouro Ativo Financeiro” será um documento apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, cuja validade jurídica e autoria terá garantia mediante autorização prévia da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e assinatura digital do emitente, por meio de certificado digital emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Ela deve conter o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte.
Instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional, autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) a operar com ouro, ativo financeiro ou instrumento cambial, serão obrigadas à emitir a “NF-e Ouro Ativo Financeiro” as nas seguintes operações:
Primeira aquisição de ouro, em bruto, exclusivamente por instituição autorizada pelo BCB;
Importação, exclusivamente por instituição autorizada pelo BCB;
Exportação, exclusivamente pelo BCB ou por instituição por ele autorizada;
Operações internas com participação de instituição financeira autorizada pelo BCB para compra e venda efetuada entre instituições financeiras no país também terão que emitir nota.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *