A fim de tratar sobre diversos assuntos relacionados ao município, o prefeito Luiz Caetano esteve reunido nesta quarta-feira (20) com representantes de sindicatos com base instalada em Camaçari. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), e teve como objetivo aproximar as lideranças, que representam a classe trabalhadora, da gestão municipal.
Na ocasião, o gestor municipal apresentou uma atualização de como a Prefeitura de Camaçari foi encontrada, o que já foi feito nos primeiros meses de governo, bem como o planejamento para os próximos meses. Dando como exemplo a reunião com o Governo do Estado, realizada nesta terça-feira (19), Caetano afirmou que serão lançados cursos discutidos com a BYD, com mil vagas no total. “Temos cerca de 1.200 pessoas participando do EJA [Educação de Jovens e Adultos] Profissional, teremos mais de 3 mil vagas na Cidade do Saber. Ou seja, serão cerca de 5 mil pessoas impactadas diretamente”.
Entre os temas abordados pelo grupo de representantes sindicais estavam emprego, renda, investimento, turismo, transporte, educação e universidades. Ao final, ainda ficou definida uma agenda permanente de conversa, inclusive de forma individual, com cada sindicato, para que sejam direcionadas as principais demandas.
Também presente, o titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Ademar Lopes, fez um balanço do encontro. “É a primeira vez que um prefeito consegue reunir 17 sindicatos dentro do gabinete para tratar da organização política e institucional dessas frentes, que representam segmentos diferenciados da sociedade. E o compromisso aqui selado, é que todos vão dar as mãos para ajudar nas políticas que envolvem a produção, a economia e o trabalhador direta ou indiretamente”, ressaltou.
As entidades ligadas ao serviço municipal também participaram do encontro, a exemplo do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec). Na oportunidade, a presidente, Sara Santiago, destacou a alegria em participar do momento. “É uma emoção muito grande, porque eu nunca vi um prefeito reunir, dessa forma, os movimentos sindicais para discutir a cidade”, afirmou.
Um dos mobilizadores da reunião, o presidente do Sindicato dos Borracheiros do Estado da Bahia (SindBorracha), Josué Pereira, fez uma avaliação do encontro. “Estivemos aqui com todo movimento sindical, que representa a voz dos trabalhadores da nossa cidade, para aproximar e dialogar com o governo, para ouvir a voz dos trabalhadores, uma vez que Camaçari é uma cidade industrial, com trabalhadores de todas as categorias”, finalizou positivamente, ao destacar a conquista do diálogo com a gestão.
Já o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, pontuou que o momento mostra a unidade dos trabalhadores, das categorias e das centrais sindicais. “Uma das pautas é a gente poder participar, principalmente, na questão da indústria, de novos debates que venham a acontecer, em conjunto com a prefeitura. E que as instituições também participem das reuniões, colaborando, construindo, até porque o sindicato conhece a vida da indústria dele”.