O ano de 2022 foi recheado de emoções, modernizações e obras de requalificação que mudaram para melhor a vida da população. Os registros dessas benfeitorias executadas em diversos prédios públicos pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), podem ser apreciados com as entregas de equipamentos importantes para a cultura, história e memória do município. É o caso dos Centros Culturais Vila de Abrantes e Barra do Pojuca, e do Museu de Camassary.
Em maio, o Centro Cultural Vila de Abrantes, na costa, foi entregue oficialmente repaginado, com infraestrutura reformada e mobiliário adequado para atender a comunidade local, na qual permitiu a ampliação da oferta de serviços e atividades culturais. O espaço, localizado na Rua da Matriz, recebeu intervenções na cobertura; novas esquadrias; instalação do sistema elétrico e hidrossanitário; repaginação do layout interno; criação de sanitário com acessibilidade; dentre outras melhorias. No período de setembro, antecedendo o aniversário de 264 anos de emancipação política de Camaçari, a prefeitura entregou como presente aos munícipes, o Museu de Camassary, instalado no coração da cidade.
Dezembro começou bem para a comunidade da costa com a entrega do tão aguardado Centro Cultural Barra do Pojuca. O espaço conta com salas de dança e música, ambiente para atividades de artes, vestiários, copa, sala administrativa e recepção. Antes, o local funcionava apenas como biblioteca, com a requalificação a instituição ofertará oficinas e atividades culturais para os moradores da localidade. Os centros culturais Vila de Abrantes e Barra do Pojuca são administradas pela Secretaria da Cultura (Secult).
Ainda neste ano, ocorreu a conclusão da obra de construção de mil urnas funerárias no Cemitério Jardim da Eternidade, no bairro da Gleba H. Na primeira etapa, foram implantadas 580 urnas, distribuídas em quatro blocos, e na segunda fase da obra, aconteceu a construção de mais 420 unidades.
Outra iniciativa importante foi o começo da obra de requalificação do Mercado Municipal de Barra do Pojuca. O ambiente contará com novos itens, como: pontos para ônibus, táxi e mototáxi; academia ao ar livre; quadra poliesportiva; área de convivência; abrigo de resíduos/central de gás; praça; parque infantil; estacionamento; praça de alimentação e quiosques. A intervenção acontece em uma área equivalente a pouco mais de 9.400 metros quadrados (m²).
A secretaria deu continuidade e seguirá no próximo ano com a obra de Urbanização e Assentamentos Precários no Burissatuba. Serviços ocorrem nas ruas dos Prazeres, Pôr do Sol, da Vitória, Projetada 14 e 15, da Prainha e Conquista, com intervenções de mobilidade urbana. Além disso, ainda acontecem melhorias nas 250 casas do conjunto habitacional e implantação da área de lazer, que terá centro comunitário, parque infantil e quadra poliesportiva. Na região do Centro, a pasta segue com intervenções nos prédios do antigo Arquivo Público e no Cineteatro.