A Conferência de Abertura da Jornada Pedagógica 2023, realizada na manhã desta quinta-feira (2/2), no Teatro Cidade do Saber, inaugurou o cronograma das atividades voltadas para a dimensão coletiva da Secretaria da Educação (Seduc). O ponto alto da cerimônia foi a palestra do professor universitário António Nóvoa, que veio de Portugal discursar aos profissionais da rede sobre “Educação e Equidade – Reimaginar, Juntos, o Futuro Presente”.
A secretária de Educação, Neurilene Martins, deu as boas-vindas aos profissionais de Educação, reforçando a essência da jornada, em sua proposta de acolhimento e orientação para assegurar o êxito nas metas pedagógicas do Ano Letivo 2023. “Esse momento nos oportuniza e nos conduz pela reflexão sobre como podemos reimaginar a educação de Camaçari juntos, pensando na equidade, no acesso à escola e na pedagogia da justiça e da solidariedade”, descreveu.
Doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea, o professor António Nóvoa, presidente Honorário da Universidade de Lisboa, é reconhecido internacionalmente como um pensador da educação atual. Ao falar para os educadores de Camaçari, o palestrante destacou a importância de se refletir, hoje, sobre as transformações que acontecem no contexto educacional. “Vivemos um período de grandes mudanças na escola e na maneira de ensinar. Neste momento de virada, é essencial que os educadores se reúnam, compartilhem experiências e reflitam sobre o futuro da educação”, afirmou.
Durante a Conferência de Abertura da Jornada Pedagógica, o público também recebeu o Kit Volta às Aulas dos profissionais de Educação, com mochila, calendário, o Planner 2023 e outros itens personalizados. Coordenadora pedagógica no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, Viviane Almeida elogiou a palestra e o kit. “A palestra cumpriu com louvor o propósito de agregar aprendizados significativos que nos motivarão ao longo do Ano Letivo 2023. Os itens do kit também estão muito bonitos e trazem as marcas e as histórias da nossa rede”.
A programação voltada para a dimensão de rede continua pela tarde, com atividades acontecendo no Teatro Cidade do Saber, onde, a partir das 14h, as palestrantes Daiane Hoffmann e Joelice Braga falam aos profissionais não docentes; e no auditório do Hotel Vila Galé, às 15h, quando o professor António Nóvoa se apresenta novamente, desta vez trazendo um conteúdo voltado para gestores e equipe técnico-pedagógica. Também há encontros formativos, contemplando os demais segmentos, programados para sexta e segunda-feira (3 e 6/2).







