Com o objetivo de discutir a viabilidade de alguns projetos urbanísticos em Jauá, na Costa de Camaçari, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), se reuniu na noite desta quarta-feira (18/1) com moradores da localidade. O encontro, promovido pela diretoria da Associação Beneficente de Jauá, ocorreu na sede da instituição.
Na ocasião, a comunidade solicitou da pasta, que fosse avaliado a possibilidade de realizar serviços de urbanização no desvio que liga a Via Parque à localidade de Bela Vista, a fim de coibir a ocupação irregular e o descarte de lixo e entulho na região.
Ao fazer uso da palavra, a titular da Sedur, Andréa Montenegro, explicou aos presentes toda a atuação da gestão na poligonal do futuro Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, com a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação. “Eu cresci vendo todo o desenvolvimento de Jauá. Essa questão do desvio, a gente tem observado, ela está dentro da poligonal. Claro, que não é um estado aceitável. Iniciamos uma limpeza, mas paramos por entender a necessidade do cercamento”, explicou ao acrescentar que, “caminhando por esse desvio, não é possível a pavimentação, por estar dentro de uma poligonal”.
Ainda durante o encontro, Montenegro acrescentou: “o que a gente pode fazer, é abrir um estudo técnico, já que está sendo feito o Plano de Manejo, e avaliar se contempla o intertravado, com a iluminação, mas fazendo também o cercamento total da poligonal”, destacou.
O Plano de Manejo é o instrumento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam e regulam o uso da unidade, além do manejo dos recursos naturais, implantação de aparelhos e outras estruturas necessárias à gestão.
Ao final da reunião, a equipe da Sedur se comprometeu em levar a proposta da comunidade para estudo e avaliação da equipe técnica ambiental e jurídica da pasta, com o intuito de viabilizar dentro das condições legais o pleito da comunidade.
Também participaram da reunião, o superintendente de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo (Suofis), Pedro César Archanjo; o coordenador de Licenciamento Ambiental da Sedur, João Leal; além de membros da diretoria da Associação de Moradores do Alto da Bela Vista.





