Visando garantir mais segurança, conforto e bem-estar para moradores, visitantes e turistas da orla do município, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari (Sedur), realiza intervenções dentro do Verão Conectado. Com pouco mais de 20 dias de implementação, as ações da pasta são executadas pela Superintendência de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo (Suofis) e têm como foco a organização dos espaços públicos e o cumprimento da legislação municipal.
Neste período, as fiscalizações, de caráter educativo e repressivo, incluindo abordagens, notificações, apreensões e conduções à delegacia, foram motivadas, em grande parte, por denúncias feitas pela própria comunidade e ocorreram nas localidades de Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim. Entre os principais alvos estiveram as ocupações irregulares de trailers, a cobrança indevida de estacionamento em áreas públicas e a poluição sonora.
Em Jauá, a operação resultou na apreensão de quatro equipamentos de som automotivo e de um veículo com licenciamento em atraso, que seriam utilizados em uma festa sem a devida autorização da Sedur. A ação contou com o apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e da Polícia Militar (PM).
No enfrentamento à atuação irregular de flanelinhas, equipes da Suofis realizaram fiscalização nas praias de Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim, totalizando mais de 20 notificações. Durante as abordagens, uma maquininha de cobrança foi apreendida e uma pessoa foi conduzida e apresentada à 33ª Delegacia Territorial (DT) de Monte Gordo.
Já no combate às ocupações irregulares, a Suofis promoveu a remoção de um trailer sem autorização em Arembepe, e de outros dois, também em situação irregular, em Jauá. Ao todo, 15 pessoas foram notificadas por exercerem atividades comerciais de forma indevida nas praias.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira, o Verão Conectado reforça o compromisso da gestão municipal com a organização urbana e a preservação dos espaços públicos. “Nosso objetivo é garantir que moradores, turistas e visitantes possam usufruir do litoral de forma segura, organizada e dentro da legalidade. Atuamos de forma firme, mas também educativa, orientando a população e coibindo práticas irregulares”, ressalta.
Em ações integradas com outras secretarias e instituições, a Sedur, por meio da Suofis, seguirá atuando de forma contínua no Verão Conectado, a fim de reforçar o compromisso da Prefeitura em organizar os espaços públicos, conscientizar a população e manter a ordem durante o período de alta temporada no município.


