A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) iniciou, no último sábado (1º), a instalação das aduelas que integram o sistema de macrodrenagem em execução na primeira ponte de Itacimirim. A intervenção tem como objetivo ampliar a vazão da descarga de água na Lagoa das Virgens, contribuindo para o escoamento adequado e a prevenção de alagamentos na região.
As aduelas, com 3 metros de largura, 1,5 metro de altura e peso aproximado de 4 toneladas cada, estão sendo posicionadas em sequência para formar as novas passagens de água sob a ponte. Ao todo, serão executadas 10 linhas de passagem para escoamento da água, com 14 metros de comprimento cada, totalizando a instalação de 140 aduelas, com conclusão desse serviço prevista ainda em novembro.
Acima das aduelas será executada uma laje de concreto e uma camada de asfalto na pista de rolamento, com ciclovia e calçada em concreto em uma lateral e deck em madeira do outro, garantindo mais segurança e acessibilidade para pedestres e veículos que trafegam pelo local.
Essa ação faz parte das obras de requalificação de Itacimirim, que integram o escopo do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, desenvolvido pela Seinfra por meio de convênio com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
Foto: Ascom Seinfra


