Com a entrega de sementes de hortaliças e insumos, o projeto Semeando Camaçari chegou aos agricultores das localidades de Cordoaria e Sucupira nesta sexta-feira (14). A ação, promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), foi realizada na Casa de Farinha de Cordoaria e em propriedades rurais.
“Mais uma ação importante da Sedap, nós estamos aqui na Cordoaria fazendo uma entrega de semente de hortaliça, de alface, cebolinha, coentro, rúcula, tem também semente de quiabo, e a gente fica feliz de estar mais uma vez fazendo uma ação. Seguimos visitando toda Camaçari, estando próximo da comunidade e a gente não mede esforços para levar ação da agricultura para toda cidade”, destacou o titular da Sedap, Fabiano Dourado.
Nas duas localidades, a expectativa é que sejam beneficiados cerca de 60 produtores, como Maria Angélica Santana dos Santos, 54 anos, de Cordoaria. “É importante, porque a gente como agricultora precisa e a Prefeitura e a Sedap estão dando assistência para gente aqui com a semente e o adubo”, afirmou a beijuzeira e agricultora, que cultiva mandioca, banana e hortaliças.
Outra beneficiada com a ação foi Sebastiana Santana Conceição, 67 anos. “Eu estou achando bom agora. Antes não vinha, a gente não tinha, comprava, agora está vindo trazer aqui e a gente está achando muito legal”, avaliou.
Na localidade de Sucupira, a equipe da Sedap fez a entrega na propriedade de um dos mais antigos agricultores locais, Florisvaldo Ferreira Gomes, popularmente conhecido como Dadú, 72 anos. “Uma ação voltada para o homem do campo, a chamada lavoura. Camaçari já foi um grande produtor de alimentos. Hoje a gente vê essa retomada do processo da produção dos temperos, que se Camaçari conseguir produzir o tempero que a cidade consome, ia resolver a situação do agricultor, que iria para um patamar melhor e ia reduzir as pessoas sem ocupação”, refletiu.
A ação Semeando Camaçari tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar no município por meio da distribuição gratuita de sementes de hortaliças, além do adubo torta de mamona e calcário. A proposta incentiva a produção de alimentos saudáveis, a diversificação das culturas e a sustentabilidade no campo, contribuindo para a geração de renda e o abastecimento local com produtos frescos e de qualidade.
Junto com os produtos, também foi entregue um material informativo com orientações para plantio e adubação de hortaliças, o preparo de canteiros e a semeadura. A ação pretende contemplar o máximo de agricultores do município e está prevista para chegar a outras localidades, de acordo com um cronograma.


