A Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) deu início à entrega de coletes e crachás para ambulantes credenciados que atuam na costa camaçariense, por meio da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização do Comércio Ambulante (CLFCA), na manhã desta quarta-feira (11/1). Os primeiros 71 contemplados de hoje, trabalham em Itacimirim e em Barra do Pojuca, e receberam seus coletes na cor amarelo ouro. A entrega aconteceu das 8h às 10h, na Associação de Pescadores do local, na praia da Espera.
A entrega dos materiais de identificação dos ambulantes está vinculada ao recadastramento feito pela pasta em 2022. A renovação cadastral foi condicionada à participação destes profissionais em curso de qualificação gratuito, ministrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Cores diferentes identificam os ambulantes de cada área da costa, sendo Jauá o azul bebê, em Arembepe, azul turquesa, em Monte Gordo e em Guarajuba amarelo bebê, e em Barra do Jacuípe rosa.
Arlene Rocha, chefe da pasta, entende como importante este reconhecimento a esses profissionais. “A gente está sempre atuando da forma melhor possível com os munícipes e com os ambulantes. Eles precisam trabalhar, levar o pão de cada dia para casa, então estamos contemplando com o crachá e o colete, e assim sendo identificados”.
O vendedor ambulante Joselito Rodrigues, que atua em Itacimirim desde 2012, negociando chapéus, biquínis, saídas de praia e itens afins, expressou satisfação ao receber o material produzido pela Sesp. “To achando muito bom, e estou gostando muito. Com a identificação, a gente trabalha certo, trabalha bem, recebe as pessoas direito, e isso é importante”, considerou.
Eleni Santos, moradora criada em Itacimirim, trabalha há dois anos oferecendo serviços de fotografia na praia do Surf. Disse se sentir honrada com o reconhecimento que o governo demonstra ao identificar e padronizar os profissionais que atuam na região. “Me sinto agradecida por esta oportunidade, entendendo que agora vai ter uma organização melhor. Eu que moro aqui há tantos anos, e agora estou tendo acesso a trabalhar na praia de forma digna e honesta”, disse.
A retirada do crachá e do colete acontece onde cada vendedor ambulante exerce seu trabalho. Caso não tenha condição de atender ao cronograma de distribuição organizado pela pasta, o profissional deve ir à CLFCA, na sede da Sesp, situada no bairro Jardim Limoeiro, Loteamento Espaço Alfa. Com esta ação, a Sesp promove o ordenamento do serviço ambulante na região costeira de Camaçari, coibindo a atuação irregular de ambulantes vindos de outras localidades.
Participaram também da atividade, o subsecretário da pasta, Jackson Josué, o responsável pela Diretoria de Ordem Pública (Dirop), Namuciés de Souza, e a coordenadora de Licenciamento e Fiscalização do Comércio Ambulante, Neli Silva.
CRONOGRAMA DE ENTREGA
16/1 (segunda-feira)
10 às 12h – Jauá – Praça do Papagaio
14h às 17h – Arembepe – pergolado da Praça Tia Deja, antiga dos Coqueiros
17/1 (terça-feira)
10 às 12h – Barra do Jacuípe – Praça de Barra do Jacuípe
14h às 17h – Guarajuba e Monte Gordo – restaurante do Carlinhos, em Guarajuba







