Para definir melhores práticas de levantamento de dados, processamento de informações e geração de conhecimento, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari instaurou duas unidades de inteligência intituladas de Grupamentos de Ações Rápidas de Trânsito (GART) e o Grupamento Especial de Prevenção e Retenção ao Transporte Clandestino (GERT). A medida publicada no Diário Oficial do Município (DOM), nº 2.123, desta terça-feira (4/4), busca uma atividade de inteligência para um efetivo ordenamento, controle, fiscalização e operações do trânsito e do transporte público nas vias municipais.
De acordo com a portaria n.º 058/2023, o GART será responsável por cobrir os serviços de urgência e emergência; executar ordem de serviços provenientes dos órgãos federais, estaduais e municipais; realizar a captura de animais de grande porte; fiscalizar veículos de transporte de produtos perigosos nas vias urbanas; entre outras determinações.
No que diz respeito ao GERT, as competências se dão pelo levantamento de dados sobre áreas de embarque e desembarque, horários de maior incidência e sobre proprietários de veículos e condutores vinculados ao transporte irregular e/ou clandestino, além de outras deliberações.
Além das atribuições previstas, compete ao GART e o GERT prestar a função de assessoramento para tomada de decisões da pasta, apresentando periodicamente relatórios técnicos das atividades, visando assim otimizar todos os processos para restauração do transporte público de Camaçari.
Mais informações sobre a portaria podem ser conferidas neste link.




