Fato Verdade

Universidades federais na Bahia seguem sem previsão de retorno das aulas presenciais

Universidades federais na Bahia seguem sem previsão de retorno das aulas presenciais


Veja os posicionamentos da Ufba e UFRB sobre o retorno das aulas presenciais. Universidades federais na Bahia seguem sem previsão de retorno das aulas presenciais
Divulgação / Ufba
As universidades federais na Bahia seguem sem uma previsão para o início das aulas 100% presenciais. A informação foi divulgada pelas assessorias das instituições de ensino ao g1.
As aulas presenciais foram suspensas em março do ano passado, no início da pandemia da Covid-19 em toda a Bahia.
O Governo do Estado anunciou que as escolas da rede estadual de ensino da Bahia vão retomar o modelo de aulas 100% presenciais, a partir do dia 18 de outubro.
Os alunos que cursam o ensino médio na rede estadual estão com aulas no regime semipresencial – metade presencial, metade virtual – desde 26 de julho. Já os estudantes do ensino fundamental começaram no dia 9 de agosto.
Confira a posição de cada universidade federal:
UFBA
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) realiza mais um semestre letivo na modalidade online. O semestre 2021.2 começou no dia 9 de agosto e termina em 6 de dezembro.
Apenas alguns cursos da instituição estão com aulas práticas, mas com a presença de protocolos de saúde. Até o momento não há definição do sistema adotado para 2022.
UFRB
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) também não tem previsão para o retorno das aulas presenciais. Atualmente, os alunos da pós-graduação cursam o semestre 2021.2 de forma remota.
Na graduação, o semestre 20.20.2 foi encerrado no domingo (10). O próximo semestre acadêmico, denominado 2021.1, começa no dia 1° de novembro, segue até dezembro, tem uma parada em janeiro, recomeça no dia 31 e vai ser finalizado no dia 19 de março.
De acordo com a universidade, este semestre 2021.1 (novembro a março) será realizado prioritariamente de forma remota, mas estão autorizados componentes práticos em algumas disciplinas que possuem grande represamento de atividades práticas.
O semestre 2022.2 da pós-graduação está previsto para iniciar em 7 de março de 2022, mas o formato ainda não está definido. Na Graduação, o semestre 2021.2 deve começar em abril, mas a data de início e o formato ainda precisam passar pela aprovação do Conselho Acadêmico (CONAC) e do Conselho Superior (CONSUNI).
A direção da UFRB informou que “havendo condições epidemiológicas favoráveis, nossa proposição será para intensificar as atividades presenciais”. No entanto, relatou que a decisão final será tomada após reunião do CONAC e CONSUNI.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
Ouça ‘Eu te explico’ 🎙

administrator

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *