Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Lutando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Vitória conquistou um alívio importante na noite desta quinta-feira (16). Jogando no Barradão, pela 28ª rodada, o Rubro-Negro venceu o Bahia por 2 a 1 e ganhou ânimo na briga para permanecer na Série A.
Com o triunfo, o Leão da Barra chegou aos 28 pontos e subiu para a 17ª posição, abrindo a zona de rebaixamento, que ainda conta com Fortaleza com 24, Juventude com 23 e Sport com 27. Acima do Z4 estão Santos com 31 pontos e Internacional com 32.
Do outro lado, o Esquadrão desperdiçou a chance de assumir a quinta colocação. Com 43 pontos, permanece em sexto lugar, empatado com o Botafogo, que leva vantagem no saldo de gols (11 a 3). Ambos teriam vaga na fase preliminar da Libertadores, enquanto Palmeiras com 61, Flamengo com 58, Cruzeiro com 53 e Mirassol com 49 seguem com classificação direta para a fase de grupos.
Primeiro tempo
O início do clássico foi equilibrado e truncado, com poucas chances claras. A primeira grande oportunidade apareceu aos 11 minutos, quando Aitor Cantalapiedra finalizou pela esquerda e obrigou Ronaldo a fazer boa defesa.
Aos 22, veio o primeiro gol da noite. Ramon cruzou da esquerda e a bola bateu no braço de Santiago Arias dentro da área. Renato Kayzer converteu a cobrança e colocou o Vitória na frente. O Bahia empatou aos 40, após jogada individual de Acevedo, que encontrou Tiago livre para finalizar com calma.
Segundo tempo
Precisando da vitória, o Vitória voltou com postura mais agressiva. Aos sete minutos, Dudu perdeu chance clara diante do goleiro Ronaldo, que salvou o Bahia com os pés. O Tricolor respondeu aos 11, com boa finalização de Ademir defendida por Lucas Arcanjo.
Aos 18, saiu o gol da vitória rubro-negra. Ramon lançou da esquerda, Rezende falhou ao tentar cortar e Raúl Cáceres aproveitou, batendo firme de esquerda para marcar seu segundo gol na temporada.
O Vitória quase ampliou aos 22, quando Matheuzinho cruzou rasteiro e Dudu desviou com perigo. Nos acréscimos, o Bahia pressionou e Dudu ainda foi expulso aos 52 minutos após falta em Kayky, mas o Leão segurou o resultado e garantiu a festa no Barradão.
*Com informações da CNN