
Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 16 a 20 de janeiro. A primeira entrevista exclusiva de Lula após assumir seu terceiro mandato. A chacina que tirou a vida de uma família inteira no Distrito Federal. A detenção, na Espanha, do jogador de futebol Daniel Alves, acusado de agressão sexual. A queda filmada de um avião no Nepal. A largada do BBB 23 com brothers de mãos amarradas, show de Anitta e muitos beijos.
📩 Newsletter: receba um resumo de notícias do dia no seu e-mail
Entrevista de Lula
Lula dá entrevista a Natuza Nery
Reprodução/GloboNews
Em sua primeira entrevista exclusiva desde que assumiu o governo (veja a íntegra), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou à jornalista Natuza Nery ter tido a impressão de que os ataques terroristas de 8 de janeiro em Brasília fossem o “começo de um golpe de estado”, que houve erro dos serviços de inteligência e que tem a impressão de que “Bolsonaro sabia de tudo”.
“Não foi nenhum analfabeto político que invadiu isso aqui. Era gente que preparou isso durante muito tempo. Eles não tiveram coragem de fazer nada durante a posse. Na verdade, nós cometemos um erro, eu diria, elementar: a minha inteligência não existiu”, declarou.
O presidente também disse na entrevista, de quase uma hora, que todos militares que participaram de ataques golpistas serão punidos, ‘não importa a patente’, mas afirmou ser contra a abertura de uma CPI para investigar o caso. Ele afirmou, ainda, ter compromisso com o desmatamento zero da Amazônia até 2030 e defendeu isentar o Imposto de Renda de quem ganha até R$ 5 mil, mas não definiu uma data para a mudança.
ATOS GOLPISTAS: Mulher que financiou transporte e hospedagem de envolvidos em ataque é presa
VÍDEO: Os atos de vandalismo vistos a partir de câmeras do Palácio do Planalto
POLÍCIA FEDERAL: Operação em cinco estados prende mais financiadores de ataques
O ASSUNTO: Punição rápida pode evitar contágio global da extrema-direita, diz Oliver Stuenkel
Chacina no DF
Chacina de família no DF: veja quem são os desaparecidos
Um assustador crime que veio à tona com o desaparecimento de oito pessoas da mesma família, do Distrito Federal. Primeiro, surgiu a suspeita de que pai e filho mandaram matar suas respectivas esposas, filhos, mãe, nora e netos. Depois, ganhou força entre os investigadores do caso a possibilidade de todos, incluindo quem inicialmente foi apontado como mandante, serem vítimas dos assassinos, que teriam agido por dinheiro. O total de supostas vítimas chegou a 10 pessoas. Três homens foram presos.
Até o envio desta newsletter, o crime incluía o desaparecimento de três crianças e sete adultos, dois carros encontrados com corpos dentro e um homem encontrado esquartejado num cativeiro. As investigações mobilizam policiais tanto do DF quanto de Goiás e Minas Gerais, onde foram achados os veículos com corpos carbonizados. Cinco vítimas – uma cabeleireira com seus três filhos, crianças, e um homem que chegou a ser apontado como mandante dos assassinatos – tiveram os corpos identificado. Entenda quem são os envolvidos.
Daniel Alves detido
Daniel Alves durante entrevista coletiva
Lucas Figueiredo/CBF
Um processo de agressão sexual levou à detenção do jogador de futebol Daniel Alves, na Espanha, nesta sexta-feira (20). Ele foi detido após prestar depoimento numa delegacia. Alves é ex-lateral do Barcelona e jogou com a seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. Ele foi denunciado por uma mulher que o acusou de ter colocado a mão por dentro de seu vestido em uma boate da capital catalã em 30 de dezembro. O atleta nega o crime. Ele ainda não é considerado réu, pois o caso está sendo apenas investigado. Até o envio desta newsletter, a Justiça espanhola não havia informado o motivo da detenção – não havia mandado de prisão contra ele – nem quando ele deverá ser solto.
Queda de avião no Nepal
Passageiro filma queda de dentro do avião no Nepal
Um passageiro registrou os últimos momentos do voo que terminou em tragédia no Nepal. No vídeo, que foi transimitido em uma live, um homem aparece sorrindo enquanto observa pela janela a aeronave se aproximando do solo, perto do aeroporto de Pokhara, onde deveria pousar. Segundos depois, a calmaria que estava no avião se transforma em imagens confusas com sons de gritos ao fundo, até que a câmera fica parada e são vistas chamas. Em outro vídeo compartilhado nas redes sociais, feito de uma rua, o avião é visto voando baixo sobre uma área residencial antes de se inclinar de forma brusca para a esquerda. Mais de 70 pessoas morreram na tragédia, que é considerada o pior desastre aéreo do país asiático dos últimos 30 anos. Leia a reportagem completa.
Largada do BBB 23
Primeiros beijos BBB23
Reprodução/TV Glovo
Foi com os participantes com as mãos amarradas em duplas que o BBB 23 deu a largada na última segunda-feira (16). Os 22 brothers precisaram passar os primeiros dias do jogo sem poder deixar o coleguinha. E quando se soltaram, foi uma festa só, com direito a show de Anitta e pegação. A cantora se apresentou na casa na quarta-feira, fez todo mundo dançar e esquentou o clima. Logo veio a formação do primeiro casal, Bruna Giphao e Gabriel, que não se largaram mais depois do primeiro beijo. Em seguida, Key Alves e Gustavo e, por último, Fred Nicácio e Gabriel. A farra foi boa, mas os jogadores já se preparam para a formação do primeiro paredão, neste domingo.
DESAFIO: Fred e Ricardo vencem primeira prova de imunidade
ONLYFANS: Quem são os participantes com perfil na plataforma de conteúdo adulto


