
Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 23 a 27 de janeiro. Tragédia humanitária em Terra Yanomami. Detalhes da prisão e da investigação envolvendo Daniel Alves. Estudo sobre o núcleo da Terra. A caminhonete derretida após ser atingida por raio. As tarefas que o ChatGPT consegue fazer. E as confusões nas filas para comprar ingressos para os shows do RBD.
📩 Newsletter: receba um resumo de notícias do dia no seu e-mail
Tragédia humanitária em Terra Yanomami
Crianças pequenas, emagrecidas, cabelo ralo, pele descamando. A descrição dos pequenos Yanomami que chegam para atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, choca e escancara o drama de um povo indígena que por anos ficou marginalizado de políticas públicas e proteção contra garimpeiros.
O que está acontecendo com o povo Yanomami?
A unidade tem um total de 53 crianças Yanomami internadas, muitas com desnutrição grave e malária. “A grande maioria das crianças Yanomami que chegam até nós vêm com desnutrição de moderada para grave”, alerta o pediatra Eugênio Patrício, que atende no local. Leia mais aqui.
Em entrevista ao podcast O Assunto, Eloísa Machado, professora de direito constitucional na FGV-SP e uma das advogadas que atua na denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional, os quatro anos do último governo constituíram uma política anti-indígena, que mostrou intenção de destruir esses povos. Ouça aqui.
Bolsonaro propôs acabar com reserva indígena Yanomami quando era deputado; leia proposta
Criança de quatro anos resgatada com desnutrição grave tem peso de bebê de oito meses
Conheça a Terra Yanomami, maior reserva indígena do Brasil em emergência por casos de desnutrição e malária
O caso Daniel Alves ponto a ponto
O jogador Daniel Alves está no centro de um escândalo de repercussão mundial. Aos 39 anos, e até então atleta do Pumas do México (que rescindiu o contrato após o caso vir à tona), ele foi preso após ser acusado de estupro e agressão sexual na Espanha.
Entenda prisão preventiva de Daniel Alves por suposta agressão sexual na Espanha
A denúncia foi feita por uma jovem espanhola de 23 anos, que não teve a identidade divulgada. Ela afirma que foi estuprada por ele no banheiro de uma boate, em Barcelona. Segundo a imprensa espanhola, a jovem chamou o segurança do local, foi ao hospital, e os exames confirmaram o estupro.
O caso envolve depoimentos contraditórios, a existência de uma tatuagem íntima e outras polêmicas.
Na defesa do atleta está um dos advogados criminalistas mais famosos da Espanha, conhecido por conseguir acordos judiciais e ter atuado em casos midiáticos, como o do jogador argentino Lionel Messi, acusado de fraude fiscal quando jogava no Barcelona. Entenda tudo que envolve a investigação aqui.
Atleta divide cela com brasileiro em módulo para agressores sexuais
Como caso ‘La Manada’ mudou lei espanhola que pode condenar jogador
Dias mais curtos e um alerta global
O núcleo da Terra parou de girar mais rápido do que o próprio planeta. É o que aponta um estudo feito a partir de dados de terremotos, realizado por Yi Yang e Xiaodong Song, sismólogos da Universidade de Pequim. O artigo científico foi publicado pela revista “Nature Geoscience”, e o resultado foi uma surpresa para os próprios autores. A dupla de pesquisadores estuda o fenômeno desde 1995.
O núcleo interno da Terra é feito principalmente de ferro sólido e pode girar separadamente das partes externas do planeta
Johan Swanepoel/SPL
A descoberta implicaria em mudanças nos campos gravitacionais e magnéticos da Terra e poderia ter consequências geofísicas mais amplas, como a alteração na duração de um dia completo em algumas frações de segundo. Isso porque a duração de um dia está diretamente ligada ao movimento de rotação da Terra em torno do próprio eixo (que dura 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimo de segundo). Leia mais sobre o trabalho dos pesquisadores chineses.
Iceberg gigante do tamanho da cidade de São Paulo se desprende na Antártica
Almofada espacial gigante: o achado de cientistas que pode proteger a Terra de asteroides
Caminhonete derretida
Imagine o susto: um raio atinge a antena de um carro, passa para o sistema elétrico e cria um curto-circuito. O resultado? Um incêndio que derreteu o painel do veículo e um para-brisa destruído por causa da força da descarga elétrica. Isso aconteceu com um motorista que dirigia na BR-020, entre as cidades de Posse e Simolândia, no nordeste de Goiás. O homem, que não quis se identificar, saiu ileso.
Caminhonete fica ‘derretida’ por dentro após ser atingida por raio em rodovia de Goiás
“A questão X é o campo elétrico. As cargas que vêm do raio se posicionam de uma forma que toda a carga elétrica que atinge um recipiente metálico fechado será mandada para a parte externa, de tal forma que não vai eletrocutar uma pessoa”, disse o professor de física George Fontenelle.
“As cargas se concentram só na superfície, elas não entram no sistema [carro] mesmo que tenha matéria, como os bancos, etc. A pessoa que está dentro do carro fica isolada”, complementou Welder Jorge, também professor.
O robô conversador que tem resposta para (quase) tudo
Você já foi apresentado ao ChatGPT? O robô conversador vem ganhando holofotes por ser capaz de realizar um grande número de tarefas em poucos segundos e, às vezes, tão bem ou melhor do que um humano — como fazer contas de matemática e escrever códigos em linguagens de programação.
ChatGPT: como usar o robô no dia a dia
O ChatGPT pode ser testado em um site, de graça. Mais de 1 milhão de pessoas já fizeram isso. Mas, no futuro, ele deverá ser uma ferramenta que vai fazer parte de aplicativos que a gente já usa no dia a dia.
Quer entrar na onda e testar o ChatGPT? Veja quais tarefas do dia a dia ele consegue fazer (talvez melhor do que você) aqui.
EUA: Robô ‘advogado’ será usado para defender réu pela primeira vez em tribunal
APPS: WhatsApp se aproxima do Telegram com ‘supergrupos’ de até 5 mil pessoas; compare
Confusão para o show do RBD
As vendas de ingressos para shows do grupo RBD causaram confusão no Rio de Janeiro e em São Paulo, nesta sexta-feira (27). A banda deve se apresentar no Brasil apenas em novembro, mas os bilhetes para os shows já começaram a ser vendidos.
Fãs brigam em fila para compra de ingressos para show do RBD e imagens viralizam
No Rio de Janeiro, fãs do grupo discutiram e trocaram tapas na fila para a compra de ingresso na Jeunesse Arena, na Barra da Tijuca. A confusão começou com um bate-boca por um lugar na fila e terminou com agressões. A briga foi gravada, e as imagens repercutiram nas redes sociais.
Já em São Paulo, a desorganização na fila causou confusão no estádio do Pacaembu. A venda de ingressos começou às 12h, mas as entradas se esgotaram rapidamente. Havia pessoas aguardando há dias na fila. Alguns fãs tentaram invadir a bilheteria.
RBD anuncia terceiro show em SP após ingressos esgotarem
Ingressos para RBD esgotados: por que fãs adultos seguem tão apaixonados por Rebelde?
VÍDEOS: Mais assistidos do g1


