A aproximação entre o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), está no âmbito institucional e não indica nenhum tipo de convergência política entre os dois adversários. É como avalia o deputado federal Zé Neto (PT).
Ao BNews, em Brasília, o parlamentar analisou que uma possível aliança entre eles para a eleição de 2026 ainda não passa de mera especulação.
“Até agora não tem nada definitivo sobre esse assunto. Houve um alinhamento do governo do estado com o município na Micareta. Não se deve tratar a Micareta com nenhum rancor político, assim como o Carnaval de Salvador, que inclusive em todos os anos existe um diálogo bom entre o governador e o prefeito. Em Feira não acontecia e isso é uma novidade boa, espero que independente de qualquer situação política isso prevaleça para que a gente consiga construir uma festa tão importante para Feira e todo o estado”, disse o deputado.
Apesar de descartar, no momento, a formalização de uma união com Ronaldo, Zé Neto reconhece que esse é um desejo de Jerônimo e que uma conversa neste sentido ainda deve ser feita entre os gestores.
“O governador diz que se ele aderir ao projeto do governo ele seria bem-vindo, mas isso é uma conversa dele com o governador. Da minha parte eu continuo no mesmo lugar que é na oposição, porém abrindo sempre o flanco para que a gente possa dialogar em todas as áreas necessárias, seja na saúde, educação, segurança e onde for possível”, afirmou.
O depuado disputou a prefeitura da Princesa do Sertão nas eleições de 2024 contra Zé Ronaldo e foi derrotado no primeiro turno. Em 2022, Ronaldo apoiou a candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo do estado.
Por fim, Zé Neto disse não temer a perda de espaço caso a aliança seja confirmada. “Não temos nenhuma conversa sobre cargos, mas cada momento na política tem que ser vista com a avaliação adequada. Não me passaram nada e até agora isso não tem nenhuma fundamentação”, pontuou.
Mudança de lado?
A aproximação entre Zé Ronaldo e Jerônimo Rodrigues se intensificou nas últimas semanas e abriu margem para especulações sobre uma possível ida do prefeito para a base do governador.
Os rumores ganharam força após o prefeito da segunda maior cidade da Bahia se fazer presente em uma agenda institucional, onde foram discutidos assuntos e demandas do município. Os dois também se reuniram para debater detalhes sobre a Micareta de Feira de Santana e também foram vistos juntos na festa.
O contato maior entre Zé Ronaldo e o possível novo grupo, teria acontecido ainda em 2022, onde o ministro Rui Costa – na ocasião, governador da Bahia – teria enviado integrantes da gestão para Feira, com a motivação de atrair o líder político para negociações de novas alianças políticas.
Fonte: BNews