Fato Verdade

Mulher iraniana compete em torneio de xadrez sem hijab

Mulher iraniana compete em torneio de xadrez sem hijab


Segundo veículos de comunicação iranianos, Sara Khadem participou do Campeonato Mundial de Xadrez Rápido e Blitz da Fide, no Cazaquistão, sem o lenço, obrigatório no Irã. Sara Khadem compete sem o hijab em torneio internacional de xadrez
Lennart Ootes/FIDE/via REUTERS
Uma jogadora de xadrez iraniana participou de um torneio internacional sem hijab, informaram veículos de comunicação do Irã na segunda-feira (27). A atitude da competidora Sara Khadem ocorre em meio a protestos em seu país natal que começaram após a iraniana curda Mahsa Amini, de 22 anos, morreu sob custódia da polícia da moral, que a deteve por utilizar “trajes inadequados”.
As fotos postadas pelos meios de comunicação iranianos “Khabarvarzeshi” e “Etemad” motram Khadem competindo no Campeonato Mundial de Xadrez Rápido e Blitz da Fide em Almaty, no Cazaquistão, sem o hijab. No irã, o código de vestimenta determina que as mulheres deem cobrir a cabeça com o lenço.
Não houve comentários na página do Instagram de Khadem sobre o torneio ou as notícias, e ela não respondeu imediatamente a uma mensagem direta da Reuters. 
Khadem, nascida em 1997 e também conhecida como Sarasadat Khademalsharieh, ocupa o 804º lugar no ranking mundial, segundo o site da Federação Internacional de Xadrez. O site do evento de 25 a 30 de dezembro a listou como participante das competições de Rápido e Blitz.
Os protestos marcam um dos desafios mais ousados à liderança do Irã desde a revolução de 1979.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *