Seleção argentina enfrenta Croácia, nesta terça (13), em uma das semifinais da Copa do Mundo no Catar. Classificação sobre Holanda animou hermanos na expectvativa pelo título mundial. Torcedores comemoram classificação da Argentina na Copa
O calor que chegou aos 40°C nos últimos dias também esquenta o clima na fronteira entre Brasil e Argentina, no Rio Grande do Sul. Em Paso de los Libres, cidade de 43 mil habitantes separada de Uruguaiana pelo Rio Uruguai, torcedores vivem a expectativa do sonhado tricampeonato mundial.
Os bares ao longo da Avenida Cólon, a principal via da cidade argentina, se transformam em arquibancadas lotadas por fanáticos torcedores em dias de jogos.
“Quero muito ter a oportunidade de ver a nossa seleção ser a campeã. É um sonho de todos nós argentinos. Pelo Maradona e pelo Messi”, diz Hernán Anversa, de 23 anos.
Nesta terça-feira (13), a seleção de Messi enfrenta a Croácia em uma das semifinais da Copa do Catar. O vencedor pega o classificado entre França e Marrocos, que jogam na quarta (14). A final está marcada para domingo (18).
LEIA TAMBÉM:
Filhos do Gaúcho da Copa acompanha Copa no Catar
Torcedores do RS lamentam eliminação do Brasil
Nova orla do Guaíba muda cenário na região do Beira-Rio
Torcedores argentinos acompanham jogo contra Holanda em Paso de los Libres,, na fronteira com o RS
Pablo Iglesias/RBS TV
Lembranças do passado
A confiança argentina cresceu após a dramática classificação contra a Holanda, na sexta-feira (9). Após um empate por 2 a 2 no tempo normal, os hermanos venceram nos pênaltis.
Esse jogo mexeu com a memória de Oristeu Maldonado, de 73 anos. Em 1978, quando a Argentina sediou o mundial, a seleção derrotou os holandeses por 3 a 1 na prorrogação, após empatar no tempo normal.
“Eu ouvi a transmissão pelo rádio. Mario Kempes fez o primeiro gol no final do primeiro tempo e, no fim da partida, os Países Baixos empataram. Mas estávamos defendendo o título na nossa casa. Não podíamos perder, e foi o que aconteceu. Foram dois gols do Mario Kempes e um de Daniel Bertoni”, relembra o dono de uma boutique de vinhos.
Ponte sobre o Rio Uruguai, entre Uruguaiana e Paso de los Libres, na Argentina
Reprodução/RBS TV
Ao final da partida da última sexta, o centro de Paso de Los Libres foi tomado pela euforia e pelo fanatismo dos hermanos que, com bandeiras, camisas e rojões, viveram um dia histórico pelo calor e pela Copa do Mundo. No mesmo dia, a eliminação do Brasil repercutiu entre os argentinos.
“Seria incrível um confronto entre as duas, mas futebol é assim e nós temos o Messi”, diz Hernán.
Torcida argentina comemora em rua de Paso de los Libres, na fronteira com o RS
Pablo Iglesias/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
