O ano de 2022 foi marcado por ações inovadoras na educação pública municipal e cada uma delas foi motivada pelo propósito de transpor desafios inéditos e garantir o avanço contínuo da qualificação na oferta do ensino. A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), implementou uma série de iniciativas e projetos de natureza pedagógica, administrativa e social, com foco na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem e na segurança e bem-estar dos estudantes.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, ressalta que este movimento na direção de uma educação cada vez melhor é resultado da mobilização de toda a rede. “2022 foi um ano de grandes avanços que, dentro de seus próprios eixos, abriram portas para o desenvolvimento de novas evoluções nas mais diversas frentes. Seguiremos neste caminho, no qual cada esperança alcançada nos direciona para as próximas, numa espiral crescente de qualificação, que reflete tanto nas avaliações de desempenho quanto no desenvolvimento dos nossos estudantes em sua integralidade”, afirmou.
Uma das grandes realizações neste período foi a inauguração da Creche Linaldo da Silva, no bairro Jardim Limoeiro, uma unidade referência, cujo padrão será reproduzido em mais cinco instituições que já se encontram em construção na cidade. Lá, 188 crianças estão sendo atendidas, em tempo integral, com cinco refeições por dia e os cuidados de uma equipe comprometida e capacitada. Em paralelo, a inteligência da rede está mobilizada no planejamento do reordenamento da rede, para que as vagas na educação infantil sigam sendo significativamente ampliadas no Ano Letivo 2023.
Ainda no campo estrutural, o trabalho de manutenção das unidades de ensino também foi efetivo em 2022, quando todas as 102 escolas da rede receberam melhorias nos sistemas hidráulicos e elétricos, bem como intervenções específicas conforme demanda, a exemplo de reforma de quadras poliesportivas, reparos em telhados, revisão de esquadrias, pintura, revestimento de pisos e paredes, entre outras melhorias. Das 102 unidades, 51 escolas receberam obras de maior impacto, sendo 30 na sede e 21 na costa. O Centro Educacional Yolanda Pires teve a cobertura do auditório restaurado; a Escola Municipal do Gravatá passou por melhorias em todas as salas; e na Escola Municipal Sônia Regina de Souza houve a construção de novo bebedouro e a reforma da quadra poliesportiva; para citar alguns exemplos.
Os investimentos também incluem a ampliação do transporte escolar, com acréscimo de roteiros e a parametrização das demandas, ação que se fez necessária diante do crescimento exponencial de estudantes matriculados na rede este ano, considerando o retorno das aulas presenciais após o período mais agudo da pandemia. Foram mais de 38 mil alunos acolhidos nas escolas municipais de Camaçari em 2022, quantitativo superior ao registrado em 2021, quando foram efetivadas 36.753 matrículas. A projeção é que essa procura permaneça em ascensão, sobretudo, para a etapa da educação infantil.
Após dois anos sem celebrações cívicas com a participação da população, por conta das restrições impostas pela pandemia, foi possível reviver essa atmosfera celebrativa em cinco ocasiões entre os dias 7 e 28 de Setembro. Nesse intervalo, em torno de 7 mil alunos, de 40 escolas, coloriram as ruas compondo os pelotões temáticos e comunicando esperança, se unindo à população para “Reimaginar o Futuro no Presente Juntos”. Também foi um marco significativo do ano de 2022, a implementação do Programa Mais Gestão, conferindo autonomia financeira aos gestores escolares através de transferência de recursos para as escolas.
A primeira edição do Projeto Escola de Verão ofertou oportunidade de recuperação e de recomposição de aprendizagem para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco nos processos de alfabetização. A iniciativa foi um sucesso e se repetirá em 2023, para um público ampliado e com abordagens metodológicas aperfeiçoadas. Tal experiência inspirou a realização dos Ateliês de Estudo, com premissa semelhante, mas ocorrendo nas demais estações do ano, durante o contraturno escolar, buscando assegurar que todos os alunos, sem exceção, tenham condição de evoluir.
2022 também foi o ano da inclusão e ampliação progressiva da oferta do café da manhã nas escolas. Atualmente, cerca de 90% das unidades de ensino já ofertam o desjejum, o que representa mais de 30 mil alunos beneficiados diretamente com a refeição adicional no turno matutino. Essa é uma ação de natureza social, com desdobramentos pedagógicos, pois um aluno bem alimentado aprende melhor.
A inclusão das disciplinas de Língua Inglesa e Educação Física no currículo formativo dos estudantes do Ensino Fundamental I, bem como a contratação de mais pedagogos e auxiliares de classe, figura entre as ações disruptivas implementadas pela pasta, sendo uma das inovações pedagógicas em andamento, já que há um Sistema Próprio de Ensino em processo de implantação, o que inclui a construção colaborativa de diversos produtos inovadores, a exemplo da composição de 40 cadernos pedagógicos feitos sob medida para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a revisão dos referenciais curriculares municipais, a implementação do programa de monitoramento e avaliação das aprendizagens, a concepção de novos diários de classe, entre outras ações, realizadas com a parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).
Também é importante salientar os avanços no sentido de tornar a educação pública municipal cada vez mais inclusiva. Reforçando as atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência à Inclusão Educacional (Crie), a contratação de mais 100 cuidadores educacionais, em caráter emergencial, garantiu o avanço do projeto educativo das crianças com necessidades educacionais especiais. Outra ação de destaque é a Oficina “Libra em Sala”, que promove a extensão da oferta do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para todos os alunos das turmas onde há estudantes surdos.
No contexto da instrumentalização da rede, conferindo aos profissionais de ensino ferramentas que possibilitem o aprimoramento das atividades pedagógicas, foram entregues 2 mil notebooks aos professores. A ação colabora com o desenvolvimento das atividades do cotidiano, seja para pesquisa ou para elaboração de conteúdos e abordagens que requeiram suporte tecnológico. Além disso, nesta perspectiva, já foram entregues às unidades escolares mais de 3 mil chromebooks, mais de 100 projetores interativos, 100 lousas digitais, além da adesão ao programa federal Escola Conectada. Para além da tecnologia digital, também foram entregues o fardamento completo, com tênis, mochila, kit chuva, kit pedagógico com diversos materiais escolares, entre outros itens, como o absorvente higiênico.
Todo esse conjunto de medidas tem refletido diretamente nas aprendizagens dos estudantes da rede. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgado este ano, mostrou que Camaçari manteve em ascendência na qualidade da oferta do ensino público municipal, mesmo num período de pandemia. Em dois anos, houve crescimento nas notas, de 5,1 para 5,5 nos Anos Iniciais, e de 4,2 para 4,8 nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A Escola Municipal Manoel Mercês obteve a maior nota (6,3) entre as unidades que atendem aos Anos Iniciais. Nos Anos Finais, a Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza aparece com a maior nota (5,7). A Seduc seguirá reforçando as ações existentes e concebendo novas iniciativas, promovendo as transformações necessárias para a consolidação da esperança nos estudantes.