O censo é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Divulgação do censo escolar 2022
Reprodução/Inep
O Censo Escolar da Educação Básica 2022, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (8), mostrou aumento no número de matrículas de educação básica na rede privada após a pandemia. Na rede pública, os números não tiveram muita variação.
Em 2022, foram 47,4 milhões de matrículas nas escolas de educação básica – 714 mil matrículas a mais em comparação com 2021, o que representa um aumento de 1,5% no período. A rede privada expandiu 10,6% de 2021 a 2022, se aproximando de patamares pré-pandemia de 2019.
Realizado anualmente, o censo, que traz dados sobre escolas, professores, gestores, turmas e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino, é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.
“Os dados servem para o país ter um diagnóstico. formular e monitorar as políticas públicas”, ressaltou Carlos Eduardo Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep).
Também participaram da apresentação dos dados em Brasília o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palácios.
Outros pontos do Censo Escolar 2022:
A população de 4 a 17 anos que estava fora da escola era de 1,04 milhão.
Foram 14.553.030 matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental (redes federal, estadual, municipal e privada)
Dessas, mais de 10 milhões apenas nas redes municipais (anos iniciais do ensino fundamental).
Na educação infantil, apesar de não ser obrigatório, 36% das crianças até 3 anos frequentavam a escola no ano passado. A meta para 2024 é atingir 50% desse público.
Havia 74.4 mil creches em funcionamento no Brasil.
33,6% dos alunos de creche estavam matriculados na rede privada e 50,7% desses alunos estavam em instituições conveniadas com o poder público.
O último Censo da Educação Básica, divulgado em dezembro de 2021, havia registrado aumento nas matrículas no ensino médio da rede pública e queda no ensino infantil.
As informações preliminares do Censo de 2022, divulgadas em novembro passado, tinham mostrado uma redução de 5,3% no número de matrículas no ensino médio em comparação com 2021.
Os dados sobre matrículas são importantes para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e para a execução de programas na área da educação.
Sala de aula de escola estadual em Goiás.
Reprodução/TV Anhanguera
Esta reportagem está em atualização.
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