Fato Verdade

Desenvolvimento Agrário contesta ‘gestão compartilhada’ da Conab defendida pelo ministro da Agricultura

Desenvolvimento Agrário contesta ‘gestão compartilhada’ da Conab defendida pelo ministro da Agricultura

Responsabilidade do Desenvolvimento Agrário sobre o órgão é ‘decisão tomada’, diz Paulo Teixeira. Conab é responsável por dados técnicos sobre safras, custos e armazenagem no agro. Desenvolvimento Agrário contesta gestão compartilhada da Conab defendida pela Agricultura
O novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse nesta terça-feira (3) ser contrário à proposta de que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) seja submetida a uma gestão compartilhada.
Nesta segunda (2), o novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, defendeu que a gestão da Conab seja compartilhada justamente entre Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
“Esta já foi uma decisão tomada, tanto que o decreto de recriação do ministério [do MDA] já consta a Conab. Agora, nós vamos, sem dúvida, fazer uma forte integração com a Agricultura para trabalhar juntos para fortalecer a agricultura brasileira”, disse.
“Eu também sou daqueles que acham que o que está dando certo, você não pode mexer. Então, não vamos mexer. Pelo contrário, vamos fortalecer todos os programas atuais existentes na Conab”, declarou Paulo Teixeira nesta terça.
Teixeira deu a declaração em Brasília, logo após ter participado da cerimônia que o oficializou como novo ministro da pasta.
As funções da Conab
A Conab foi criada em 1990 e oferece ao governo federal informações técnicas sobre a produção agropecuária nacional, através de levantamentos de previsão de safras, de custos de produção e armazenagem.
Segundo Paulo Teixeira, a Conab no governo Lula terá, entre outras atribuições, o papel de comprar alimentos produzidos por agricultores familiares e formar estoques.
Ainda segundo o ministro, o orçamento previsto para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é “baixo” e precisará ser “repensado”.
Disputa entre ministérios
No governo Jair Bolsonaro, o Desenvolvimento Agrário e a Conab estavam vinculados ao Ministério da Agricultura. No governo Lula, o MDA foi recriado, e a companhia passou a ser submetida à pasta.
Para o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, porém, a medida “não faz sentido” e esvazia as atribuições da Secretaria de Política Agrícola.
Diante disso, Fávaro afirmou nesta segunda que conversaria sobre o tema com Paulo Teixeira e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
“Nós estamos discutindo isso [a gestão compartilhada], (…) para que possa atender aos anseios do MDA e também atender aos anseios do Mapa, e aí juntos criarmos uma grande Conab”, explicou.
Presidência da Conab
Questionado nesta terça sobre como fica a presidência da Conab, Paulo Teixeira disse que o assunto ainda será tratado com o presidente Lula.
“A decisão vai costurada com o presidente Lula, a quem cabe nomear cargos de empresas. Então, sobre nomes, eu ainda não tenho escolhido o nome e vou conversar com o presidente Lula”, declarou o ministro.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *