O Ministério da Educação (MEC) reconheceu Salvador com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – categoria Ouro, concedido pelo Governo Federal no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A honraria atesta o esforço da Rede Municipal de Educação nos últimos dois anos para superar os prejuízos causados pela pandemia e garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade correta.
A categoria Ouro é o mais alto nível de reconhecimento concedido a redes públicas de ensino que desenvolveram políticas próprias e eficazes para combater a defasagem no aprendizado. O CNCA é uma política de colaboração entre a União, estados e municípios para assegurar a alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, como previsto no Plano Nacional da Educação (PNE).
“É com imensa alegria que celebramos o reconhecimento de Salvador com o Selo Ouro. Mais do que uma homenagem, esse selo é a prova do nosso compromisso em garantir a alfabetização na idade certa e recuperar as aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º anos, especialmente após os impactos da pandemia”, afirmou o secretário municipal de Educação, Thiago Dantas. As ações da Secretaria Municipal da Educação (Smed) têm beneficiado cerca de 50 mil estudantes do 3º ao 5º ano, com uma série de iniciativas voltadas à recomposição de aprendizagens. O secretário destacou ainda que o reconhecimento é coletivo, resultado direto do empenho de toda a comunidade escolar.
INVESTIMENTOS – O reconhecimento do MEC é consequência de uma série de investimentos expressivos feitos nos últimos anos. Entre 2013 e 2025, o orçamento da educação municipal saltou de R$ 774 milhões para R$ 2,59 bilhões, um crescimento superior a 230%.