Sistema de alerta de voos da Administração Federal de Aviação dos EUA caiu na manhã desta quarta (11). Passageiros relatam cancelamentos por todo o país. Imagem de arquivo mostra aviões de passageiros da Delta Airlines estacionados no Aeroporto Internacional de Birmingham, nos EUA, em 25 de março de 2020.
Elijah Nouvelage/Reuters
A queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos está gerando cancelamento de voos por todo o país nesta quarta-feira (11).
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) disse que um dos seus sistemas, o Notam – que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos – caiu, afetando “operações por todo o país”. Por conta da falha:
Todos os aviões da companhia United Airlines, uma das principais do país, estão em solo, segundo a FAA;
Passageiros relatam cancelamentos em diferentes companhias e aeroportos, e sites de notícia dos EUA falam em cancelamento de todos os voos em solo norte-americano.
A FAA nega que todos os voos saindo dos EUA estejam em solo, mas não especifica quantos foram cancelados.
Já o site FlightAware, que monitora voos pelo mundo, mostrava 93 voos com partida ou destino nos EUA cancelados até a última atualização desta notícia, desde 05h30 no horário da costa leste do país.
O número já é quase a metade do total de voos saindo ou chegando aos EUA em toda a terça-feira (11) – 201. O site registra também 760 voos atrasados no país hoje – na terça, foram 4.000 com atraso no dia inteiro.
Administração Federal de Aviação dos EUA publica alerta sobre falha nos sistemas em 11 de janeiro de 2023
Reprodução/FAA
Initial plugin text
Esta notícia está em atualização.
