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Globo amplia investimentos em podcasts com novos títulos para 2023 e lançamento em YouTube e Tiktok

Globo amplia investimentos em podcasts com novos títulos para 2023 e lançamento em YouTube e Tiktok


Entre as novidades, estão o primeiro podcast ficcional da empresa e a expansão para novos segmentos, como gastronomia e espiritualidade. O grupo Globo anunciou nesta segunda-feira (12) a ampliação dos investimentos em podcasts. Durante o evento podday, realizado em São Paulo e dedicado a debater o formato e anunciar os novos títulos, diretores do grupo falaram sobre as estratégias adotadas para 2023.
Entre as ações, está a entrada em plataformas de vídeo, como YouTube e TikTok, a partir desta segunda. “O Assunto”, maior podcast de notícias do Brasil em audiência, é o título que começa essa jornada, com a publicação no YouTube do g1.
Ainda este mês, o esportivo “Rivaldo Confidencial” também será disponibilizado na plataforma pelo canal do ge. A empresa planeja, ainda, o lançamento de videocasts inéditos em 2023 e a publicação de de trechos de podcasts no TikTok.
“Essa novidade aproxima o universo do áudio com o mundo das redes sociais e plataformas de vídeo. Cada vez mais, vemos podcasts se tornando plataforma de influência digital e dominando conversas nesses ambientes. Hoje, podcast é áudio, é social, é vídeo. Não existem mais fronteiras entre esses mundos. Isso é bom para os consumidores e para marcas que querem fazer parte dessa rotina de consumo”, diz Eliseu Barreira, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo.
Eliseu Barreira, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo.
João Cotta/Globo
Lançamentos de 2023
Além dos títulos de notícias, entretenimento, casos reais e variedades, uma novidade do catálogo para o ano que vem é a entrada do primeiro podcast ficcional, “O Último Recurso”, com Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva. Também vão entrar títulos dos segmentos gastronomia e espiritualidade e o audiocurso “Como fazer um podcast”, com 20 audioaulas.
Além disso, a empresa também ampliará a atuação em gêneros que são sucesso de audiência, como casos reais, sociedade e comportamento. Entre os destaques estarão a nova temporada do “Projeto Humanos”, de Ivan Mizanzuk, que contará o caso de Leandro Bossi, e dois podcasts assinados por Emicida: um que contará a história da luta antirracista por meio do samba e outro sobre histórias infantis.
“Todas essas novidades endossam a relevância do mercado de podcasts para a Globo. Vemos um enorme potencial na expansão de nossa audiência, acompanhando os hábitos de consumo, pautando tendências e nos transformando com elas. Essas novidades oferecem inúmeras possibilidades para consumidores e marcas”, conclui Eliseu Barreira.
Veja, abaixo, os 14 títulos de destaque na temporada 2023:
O Último Recurso, criado por Bernardo Barcellos, estrelando Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva, com participação especial de Leandro Firmino, Alex Nader e Eduardo Moscovis;
Como Fazer Um Podcast, liderado por Sarah Azoubel e Bia Guimarães;
Projeto Humanos: O Caso Leandro Bossi, de Ivan Mizanzuk;
Eles Estão Aqui, com Ícaro Silva, Paulo Vieira e Jackson Antunes;
Depois Que Tudo Mudou;
Crônicas de um Cuidado (Temporada 2), um spin-off do Mamilos, comandado por Cris Bartis e produzido por Ju Wallauer;
De Raspar o Tacho, de Pedro Duarte
Todos os Caminhos, apresentado por Flavia Virginia, Padre Julio Lancellotti e Lama Padma Samten, com convidados semanais;
Campo dos Sonhos;
Como Nascem os Grandes;
Sereno, com grandes vozes do casting Globo, como Mateus Solano, Ana Hikari, Juan Paiva e Nicolas Prattes;
Posso Mandar Áudio? (Temporada 2), com Dani Calabresa;
Choque de Cultura (Temporada 3);
Nós;
D.P.A.
Segundo a diretora comercial da Globo, Valéria Soska, os resultados da empresa já mostram que o áudio é um formato de conexão entre as pessoas e a publicidade, sendo uma ótima oportunidade para que as marcas estejam associadas a conteúdos de grande interesse e engajamento dos usuários.
De acordo com uma pesquisa recente encomendada pela Globo e feita pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), o consumo de podcasts pelos brasileiro segue em evolução e já alcança 23% da população com 16 anos ou mais. São mais de 38,6 milhões de ouvintes, um crescimento de 84% na comparação com 2019 – momento em que a Globo passou a acompanhar o consumo de podcasts no Brasil.
Os dados também apontam que o formato é mais popular entre os mais jovens: 53% dos ouvintes têm entre 16 e 34 anos.
“Aqui na Globo, estamos constantemente atentos à evolução da jornada dos usuários e trabalhando em entregas comerciais cada vez mais integradas em formatos de vídeo, display e também em áudio para sermos ainda mais eficientes e parceiros das marcas no enfrentamento dos seus desafios de negócio”, afirma Soska.
Os desafios
O podday também organizou mesas de debates sobre o formato. A primeira delas, mediada por Carlos Merigo, da B9, falou sobre os desafios da monetização via publicidade e contou com
Thiago Afonso, diretor comercial da CBN, Thaís Abrikian, gerente de produtos publicitários da Globo, Juliana Wallauer, cofundadora do podcast Mamilos, e José Melcher, diretor de vendas do Spotify Brasil.
O maior desafio da publicidade nesse formato, segundo Wallauer, é fazer as marcas entenderem o grande trunfo dos podcasts: os sentimentos de proximidade e intimidade gerados nos ouvintes e a vontade que a audiência de podcast tem de engajar com as ações.
Os profissionais também citaram o desafio de fazer as marcas entenderem que as métricas vão além dos números. “A grande métrica é a influência e o aproveitamento dos hubs que formam opiniões e pautam conversas na sociedade”, citou Wallauer.
A segunda mesa do dia debateu os podcasts de notícia, com Renata Capucci (Fantástico), Claudia Croitor (g1), Malu Gaspar (O Globo), Juliana Prado e Thiago Barbosa (CBN).
Segundo os jornalistas, o primeiro desafio do gênero jornalístico foi transformar temas pesados em produtos aprofundados e atrativos.
Claudia Croitor, chefe de reportagem do g1, coordenou a criação de “O Assunto” e diz que essa jornada passou por um grande trabalho de estudo. “Passamos um tempão fazendo pilotos diários para encontrar o tom e aprender a transformar o noticiário em um podcast que as pessoas quisessem ouvir.”
Outro ingrediente dessa receita é buscar um elemento de atratividade. Malu Gaspar, voz de “O Foro de Teresina”, “Malu tá ON” e “Interrompemos nossa programação”, exaltou o poder da “fofoca” nos bastidores do podcast jornalístico como forma de aproximar e cativar o ouvinte.
Apesar dos desafios, os podcasts são um complemento importante, segundo Thiago Barbosa, gerente de produtos digitais da CBN. Para ele, os podcasts de notícias têm o poder de formar uma conexão muito forte com o público e ser fonte de feedbacks muito certeiros da audiência. O formato também pode pautar a programação dos veículos e aprofundar e destacar temas importantes que não puderam ser abordados no noticiário.
A terceira mesa do dia debateu “a influência através dos podcasts”, com Gabie Fernandes (Dia Estúdio), Lorelay Fox (Para tudo) e Paulo Corrêa (E aí, gay).
Os influenciadores falaram sobre como seus podcasts são uma mescla entre suas experiências pessoais e os assuntos mais importantes nas redes sociais e na sociedade.
“Nosso desafio é sair do óbvio do que todo mundo fala. E a vantagem é ter a liberdade de sair do roteiro e se aprofundar em temas e assuntos que não sairão em outros lugares”, conta Gabie.

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