Fato Verdade

Homens armados atacam hotel que abriga estrangeiros em Cabul, no Afeganistão

Homens armados atacam hotel que abriga estrangeiros em Cabul, no Afeganistão


Prédio pegou fogo após tiroteios e explosão atingirem o local. Vídeo mostra uma pessoa pulando da janela para escapar dos tiros. Três atiradores morreram. Uma pessoa pula da janela para fugir de ataque em hotel no Afeganistão
Homens armados abriram fogo nesta segunda-feira (12) dentro de um hotel no centro de Cabul que abrigava estrangeiros, principalmente chineses, segundo duas fontes do Talibã, na mais recente onda de violência no Afeganistão, enquanto o país tenta se estabilizar após a retirada das forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos.
Um vídeo, obtido pelo jornal local “Aamaj News”, mostra o momento em que uma pessoa pula da janela do hotel. Ao fundo é possível ouvir os sons do ataque. (Veja no vídeo acima)
Um porta-voz do governo afegão controlado pelo Talibã, Zabihullah Mujahid, confirmou o ataque em Cabul. Mujahid informou que as forças de segurança mataram 3 atiradores. Ele disse ainda que os hóspedes foram resgatados, sem vítimas fatais, mas 2 estrangeiros ficaram feridos ao tentar pular da sacada do hotel.
Uma pessoa pula da janela de um hotel no bairro de Shahr-e-Naw em meio a sons de tiros em Cabul, Afeganistão, em 12 de dezembro de 2022
Aamaj News via Reuters
Um serviço humanitário em Cabul disse no Twitter que o hospital da organização recebeu 21 pessoas feridas, sendo que 3 delas chegaram sem vida ao local, sem especificar se seriam os atiradores e quem seriam os feridos.
Um vídeo postado nas redes sociais por um jornalista em Cabul mostra fumaça saindo de um prédio de vários andares, com um andar inferior em chamas.
Incêndio atinge um hotel em Cabul, no Afeganistão, após um tiroteio no local no dia 12 de dezembro de 2022
Reprodução/Twitter via Reuters
Moradores do bairro de Shahr-e-Naw, onde fica o hotel, disseram que o ataque foi realizado em um prédio onde chineses e outros estrangeiros costumam ficar. Durante o tiroteio, eles disseram que ouviram uma forte explosão.
A agência de notícias estatal chinesa Xinhua informou que o ataque ocorreu perto de uma pousada chinesa e que sua embaixada estava monitorando de perto a situação.
Onda de ataques
O Talibã retomou o controle do Afeganistão no ano passado, quando as tropas americanas e estrangeiras se retiraram após 20 anos de conflito desde os ataques de 11 de setembro de 2001.
A seguir está uma lista de ataques recentes contra estrangeiros no Afeganistão:
Dezembro, 2022
Bombardeios e tiros na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão mataram seis civis paquistaneses e um soldado afegão, disseram autoridades de ambos os lados, com cada um acusando o outro de iniciar os combates.
A embaixada do Paquistão em Cabul foi atacada com tiros e um agente de segurança ficou ferido, disseram autoridades, no que o governo paquistanês chamou de uma tentativa de assassinar seu chefe de missão, que saiu ileso.
Setembro, 2022
Dois funcionários da embaixada russa foram mortos em um atentado suicida perto da missão diplomática do país na capital afegã, Cabul, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Agosto, 2021
Um homem-bomba do Estado Islâmico matou 13 soldados dos EUA e pelo menos 170 afegãos no aeroporto de Cabul, enquanto as tropas dos EUA tentavam ajudar americanos e afegãos a fugir após a tomada do poder pelo Talibã.
Incêndio atinge um hotel em Cabul, no Afeganistão, após um tiroteio no local no dia 12 de dezembro de 2022
Reprodução/Twitter via Reuters
Imagem mostra último militar americano a embarcar no voo final de retirada do aeroporto de Cabul

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *