Fato Verdade

Ministério da Agricultura suspende feiras com aglomeração de aves para evitar gripe aviária

Ministério da Agricultura suspende feiras com aglomeração de aves para evitar gripe aviária


Criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, também foi suspensa. Medida terá duração de 90 dias. Brasil não possui casos da doença. Granjas reforçam medidas preventivas contra gripe aviária
TV TEM/Reprodução
Uma portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves para evitar a disseminação de gripe aviária. A medida foi publicada em Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (30).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ainda de acordo com a portaria, está suspensa a “criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior”, em estabelecimentos registrados pelo ministério.
As medidas valem em todo o Brasil para qualquer espécie de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas que estejam em cativeiro ou criadas para outras finalidades.
A portaria terá duração de 90 dias, podendo ser prorrogada, segundo o Ministério da Agricultura.
Casos de gripe aviária
O Brasil ainda não tem casos confirmados de gripe aviária, de acordo com o ministério. No entanto, casos já foram confirmados em países vizinhos.
No dia 16 de março, o ministro Carlos Fávaro participou de uma reunião com lideranças de seis países da América do Sul para debater medidas coletivas que podem ser adotadas para a prevenção da doença.
Nesta quarta-feira (29), o Ministério da Saúde do Chile confirmou o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em um ser humano. O país tem registrado casos da doença em animais silvestres desde o fim de 2022.
LEIA TAMBÉM
Gripe aviária é detectada em mamíferos no Reino Unido: há riscos para humanos?
Gripe aviária na América Latina acende alerta para avicultores do Paraná
Granjas reforçam medidas preventivas contra gripe aviária
VÍDEOS: Agro

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *