Fato Verdade

Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos de LGBTQIA+ celebra quatro anos de atividades

Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos de LGBTQIA+ celebra quatro anos de atividades

Diariamente promovendo ações de combate ao preconceito e que visa a garantia de direitos de todos os cidadãos, independente da orientação sexual e de gênero, o Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos de LGBTQIA (Soma) completou, nesta quarta-feira (21/12), quatros anos de atividades.

Para celebrar a data comemorativa, assistidos e servidores da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) participaram de um encontro na sede do equipamento, localizado na Rua Eixo Urbano Central, n.º 45, no Centro. Na oportunidade, a titular da Sedes, Reni Oliveira, pontuou a relevância do serviço ofertado pelo órgão. “Eu gostaria de parabenizar a todos por este momento. O Soma é vinculado à Sedes, mas existe um trabalho conjunto com outras secretarias, como a do Esportes, a da Saúde. Sabemos como essas parcerias são importantes, e quero dizer que esses quatro anos representam uma conquista não só da secretaria, mas de todo o público assistido, porque sem eles, esse trabalho não aconteceria”, disse.

O coordenador do Soma, Carlos Silva, falou dos resultados alcançados ao longo dos anos. “Esse é um momento muito importante e um motivo de muita alegria, pois esse equipamento é voltado para um público complexo, diversificado. Nós tentamos atender a todos da melhor forma possível, e nesses quatros anos conseguimos alcançar resultados positivos, muitos avanços e tenho certeza que em 2023 vamos ampliar e melhorar ainda mais as nossas atividades”, disse.

Cadastrada no espaço há, aproximadamente, seis meses, Manuela do Nascimento, que reside no bairro Phoc I, falou sobre a importância do trabalho do Soma para o público LGBTQIA . “Eu conheci o Soma através de uma amiga, e posso dizer que o trabalho que é feito aqui é muito importante, porque representa um porto seguro para a gente. A sociedade ainda é muito preconceituosa, e é bom saber que tem alguém que luta pelos nossos direitos”, disse.

Participando das atividades do espaço há mais de três anos, Lucas Silva também parabenizou o serviço. “Eu acho as ações importantes, principalmente porque são participativas, e é muito gratificante saber que tem um espaço voltado para os nossos interesses”, concluiu.

O Soma leva para o público-alvo, a oferta de serviços da Sedes, além de realizar atividades em parcerias com outras pastas municipais, que também beneficiam os assistidos, a exemplo de ações com o Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres), vinculado à secretaria da Saúde (Sesau), que tem como um dos objetivos, levar informações, tirar dúvidas e promover um melhor entendimento sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. Ou ainda, ações com a da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), através da realização dos Jogos da Diversidade. E por fim, serviços que visam a cidadania dos munícipes que integram este público, a exemplo do “Respeite Meu Nome”, cuja finalidade é atender ao público transexual que tenha interesse em modificar o nome, gênero, e que esteja documentado para realizar esse procedimento.

Além da secretária da pasta, o titular da Sejuv, Jorge Curvelo, também participou do encontro de aniversário do Soma.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *