Países enfrentam histórico de conflitos desde a I Guerra Mundial. Cinco caminhões cruzaram a fronteira para apoiar as ações de apoio à população turca. Trabalhos de resgate em Iskenderun, na Turquia, em 10 de fevereiro de 2023
Yagiz Karahan/Reuters
Pela primeira vez em 35 anos, uma passagem foi aberta na fronteira entre a Turquia e a Armênia, para o envio de ajuda humanitária às vítimas do terremoto que atingiu o território turco na última segunda-feira (6).
Segundo a agência de notícias Anadolu, cinco caminhões cruzaram o posto de Alican, na província de Igdir, neste sábado (11). A última vez que essa ligação havia sido estabelecida foi em 1988, quando a Armênia necessitou de ajuda após um forte terremoto atingir sua capital, Erevan, e causar de 25 mil a 30 mil mortes.
Os dois países têm um histórico de conflitos, como:
o massacre da população da Armênia, durante a I Guerra Mundial, promovido pela Turquia a partir de 24 de abril de 1915;
a Guerra Turco-Armênia, de setembro a dezembro de 1920;
a ocupação por separatistas armênios do enclave de Nagorno-Karabakh, no Azerbaijão (aliado da Turquia), na década de 1990.
Em janeiro de 2022, houve um encontro de diplomatas turcos e armênios, para ensaiar uma reaproximação. Os voos comerciais entre os dois territórios foram retomados em fevereiro daquele ano.
Voluntários brasileiros levam ajuda para vítimas do terremoto na Turquia