Fato Verdade

Prefeito entrega mais uma moradia do Programa Casa Melhor da Sehab

Prefeito entrega mais uma moradia do Programa Casa Melhor da Sehab

Visando oferecer melhores condições habitacionais para os munícipes que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social, nesta sexta-feira (16/12), o prefeito Elinaldo Araújo entregou mais uma residência contemplada pelo Programa Municipal de Melhorias Habitacionais de Interesse Social, denominado Casa Melhor, desenvolvido pela Secretaria da Habitação (Sehab). Este é o 18º imóvel beneficiado pela ação neste ano, e fica situado na Rua das Limeiras, no bairro Parque Florestal.

No ato da entrega, o gestor municipal parabenizou a família assistida, desejou saúde e longos anos de vida. Em tempo, lembrou que na Sehab são desenvolvidos três programas de grande importância, incluindo o Casa Melhor, e completou, “também temos o Programa Papel Passado, que legaliza as residências, com a emissão das escrituras, fortalecendo as famílias; e o Escritório Público, oferecendo orientações técnicas de profissionais de engenharia e arquitetura, que elaboram o projeto de forma gratuita, e entregam às famílias”.

Desde que foi lançado em 2018, o Casa Melhor já beneficiou dezenas de famílias que moram nas regiões da sede, costa e zona rural. De acordo com a secretária da Sehab, Vivian Angelim, a partir de 2023 o valor da reforma, que atualmente é de R$ 5 mil, será ampliado. “Este aumento do investimento para realização das construções e reformas das casas vai atender, de forma mais adequada, a necessidade da população”, destacou. A gestora também sinalizou que outras 14 casas do Parque Florestal já foram incluídas no programa. “Até o momento, foram 50 imóveis reformados no município, garantindo maior qualidade de vida, segurança e felicidade das dezenas de famílias beneficiadas”, pontuou.

Durante o evento, a secretária aproveitou a oportunidade para comentar sobre os 375 certificados de qualificação profissional que a pasta entregou esta semana, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e acrescentou, “a população ficou tão agradecida. Eu vi pessoas chorando, dizendo que aquele curso, que o município estava propondo, foi uma virada de chave na vida deles”. Por fim, agradeceu o compromisso do Executivo, pelo retorno dos trabalhos do Programa Casa Melhor, que havia sido suspenso por causa da pandemia da Covid-19, e finalizou, “aqui estamos, retomando o programa, proporcionando muitas felicidades a esta família”

Feliz com a realização do sonho de ver seu imóvel reformado e sua família em segurança, Antônio Heleno, de 64 anos, que mora no local há mais de 40 anos, agradeceu pelo que chamou de “presente de fim de ano”, e emocionado comentou, “há muitos anos que eu corria atrás deste benefício. Eu agradeço ao prefeito e a todos que nos ajudaram”. Muito emocionada, a esposa de Antônio, Maria das Graças, lembrou que antes viviam em um lugar, que nem podia se chamar de casa. “Agora eu tenho uma casa de verdade. Eu agradeço muito a Deus e a todos que fizeram esta maravilha para nós”.

Entre as intervenções previstas na Lei nº. 1551/2018, cujo texto passou por mudanças validadas pela Lei nº. 1680/2021, as ações de melhorias começaram com a demolição do imóvel antigo, cujas paredes eram de placas e estavam deterioradas. No lugar, foi construída uma casa totalmente nova, do teto ao chão, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro com sanitário e chuveiro, além de área de serviço. O acabamento incluiu piso cimentado, chapisco, reboco e pintura completa, e a substituição de portas, janelas, portão de entrada, e o telhado. As redes elétricas, hidráulicas e de esgoto, também foram totalmente reformadas.

Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito José Tude; a titular da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro; os vereadores Dudu do Povo e Flávio Matos; os subsecretários Otaviano Maia, da Sehab, e Ilay Ellery, de Governo (Segov); o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares; e o presidente da empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Motta.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *