Fato Verdade

Presidente da França, Macron pode vir ao Brasil ainda neste semestre para Cúpula da Amazônia

Presidente da França, Macron pode vir ao Brasil ainda neste semestre para Cúpula da Amazônia


Anúncio foi feito pela chanceler francesa, Catherine Colonna, em visita ao Brasil. Laços entre países foram estremecidos após crise ambiental e comentários machistas sobre esposa de Macron. Chanceleres Mauro Vieira (Brasil) e Catherine Colonna (França) em reunião no Itamaraty
Geovana Melo/TV Globo
O presidente da França, Emmanuel Macron, deve vir ao Brasil ainda neste semestre para participar da Cúpula da Amazônia – reunião que vem sendo articulada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os países que têm território no bioma.
O anúncio foi feito pela ministra dos Negócios Estrangeiros da França, Catherine Colonna, que está no Brasil e se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta quarta-feira (8).
A França é considerada um país amazônico em razão da Guiana Francesa, território ultramarino francês com vastas áreas de floresta tropical.
“O presidente está muito feliz em vir ao Brasil. A data poderia ser – eu disse no condicional – poderia ser na Cúpula da Amazônia”, disse a chanceler francesa.
Desde o final do ano passado, já havia uma expectativa de Macron vir ao Brasil para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para negociações bilaterais.
Apesar do anúncio, as datas da cúpula ainda não estão definidas. Segundo o ministro Mauro Vieira, o evento deve ocorrer até o meio do ano.
Estudo diz que devastação da Amazônia está se tornando irreversível
Aproximação Brasil-França
Em novembro passado, após as eleições, Lula e Macron se reuniram no Palácio do Eliseu, residência oficial do chefe de Estado francês.
A pauta da conversa incluiu a urgência climática e questões globais como a fome e a pobreza, além da integração entre a União Europeia e a América Latina – assuntos que devem se repetir na visita do presidente francês ao Brasil.
O encontro desta quarta-feira, da chanceler Catherine Colonna com o ministro Mauro Vieira, marca a retomada da parceria estratégica entre França e Brasil.
As relações entre os países ficaram estremecidas durante o governo Bolsonaro, devido a questões ambientais, como o aumento do desmatamento e o garimpo ilegal na Amazônia, e diplomáticas – como os comentários ofensivos de Bolsonaro e do então ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a mulher de Macron.
Com o comprometimento do novo governo a dar mais atenção para pautas ambientais, a França apoia o acesso do Brasil a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *