Fato Verdade

Presidente do Peru descarta renúncia e insiste que Congresso antecipe eleições

Presidente do Peru descarta renúncia e insiste que Congresso antecipe eleições


Protestos no país deixaram 20 mortos e mais de 60 feridos na última semana. Ex-presidente Pedro Castillo foi destituído e preso após tentar dar um golpe de Estado. Manifestantes pedem paz em meio a protestos violentos no Peru.
REUTERS/Sebastian Castaneda
A atual presidente do Peru, Dina Boluarte, exigiu que o Congresso aprove a proposta para antecipar as eleições gerais no país. A declaração foi dada em uma entrevista coletiva neste sábado (17).
A presidente também descartou a renúncia do cargo: “O que se resolve com a minha renúncia? Aqui vamos permanecer, firmes, até que o Congresso resolva a antecipação das eleições […]. Exijo que se reconsidere a votação”. Boluarte se referia à decisão de sexta-feira (16), quando o Parlamento votou contra adiantar as eleições de 2026 para 2023.
Dina Boluarte assumiu a presidência no início deste mês, depois que o então presidente, Pedro Castillo, tentou dissolver o Congresso ilegalmente e foi preso. A Justiça determinou a prisão preventiva dele por 18 meses.
A prisão de Castillo gerou uma série de protestos pelo país. Na última semana, os confrontos deixaram 20 mortos e pelo menos 63 feridos. As manifestações violentas levaram o governo a decretar estado de emergência na última quarta-feira (14).
A crise provocou a renúncia da ministra da Educação, Patrícia Correa, na última sexta-feira (16). Ela declarou que a morte de compatriotas em protestos “não tem justificativa”. O ministro da Cultura, Jair Pérez, renunciou logo depois, com a mesma justificativa.
LEIA TAMBÉM:
Parlamento do Peru rejeita antecipar eleições, e protestos aumentam
Protestos no Peru deixam 20 mortos e 63 feridos
Crise no Peru: o que é o estado de emergência decretado após protestos
Justiça determina 18 meses de prisão preventiva para Pedro Castillo, ex-presidente do Peru

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *