Fato Verdade

Primeiro dia da Lavagem de Vila de Abrantes reúne mais de 5 mil pessoas

Primeiro dia da Lavagem de Vila de Abrantes reúne mais de 5 mil pessoas

Chegou a vez de render homenagens e celebrações ao padroeiro São Sebastião com a tradicional lavagem de Vila de Abrantes. A abertura da festividade aconteceu na noite deste sábado (4/2), com apresentações musicais no Espaço Cultural Mestre Sardinha do Samba, situado na Praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, o famoso Tudão.
 
A atração mais aguardada pelo público foi o cantor e compositor de reggae, Edson Gomes. O artista de renome nacional subiu ao palco com uma energia que contagiava a todos. Ele trouxe em seu repertório as principais canções de sucesso, como “Árvore”, “Criminalidade”, “Malandrinha”, “Campo de Batalha”, “Camelô” e demais músicas que agitaram a multidão.
 
Próximo de completar 51 anos de carreira, Gomes, foi recebido calorosamente pelo público. “De maneira aceitável, ter essa resposta do público faz engrandecer o artista que faz querer ir além dos 50. O público foi bastante caloroso e  receptivo”, declarou.
 
Para abrir a noite, o público pôde se divertir com o show dos artistas Mariza Costa e Marcos Freitas. Juli Ferreira, 30 anos, veio de Lauro de Freitas com a família para curtir o primeiro dia da festa. A jovem parabenizou a gestão pela estrutura, atrações e segurança. “Hoje estou curtindo com minha família. A festa está maravilhosa. A segurança ótima. Quando vamos para uma festa, é isso que pedimos e aqui tem. Parabéns Camaçari”, compartilhou entusiasmada.
 
Segundo o comandante da 59° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major Cristiano Lima, a estimativa é de que a festa tenha atraído mais de cinco mil pessoas. “Esse quantitativo me surpreendeu. Apesar disso, com o policiamento que foi montado estamos dando conta e até o momento não tivemos nenhum problema”, informou Lima.
 
A promoção de eventos pela administração municipal permite o aquecimento do comércio e economia local, torna-se palco de atração turística, dentre outros fatores. A nativa de Vila de Abrantes, Raiane dos Santos, 28 anos, aproveitou a festividade para comercializar bebidas. Para ela é uma oportunidade de fazer uma renda extra. “É um momento para ganhar um dinheirinho e me ajuda muito”.
 
O encerramento do primeiro dia ficou por conta do cantor Karlinhos Brito. A lavagem segue no domingo (5/2), pela tarde com os blocos Lefo Lefo e Tô na Barca. Já no período da noite, terá shows no Espaço Cultural com Herdeiros de Jah, Lucas Freitas, O Kanallha e Dunga Barbosa.
 
A prefeitura pensou em cada detalhe do evento e montou uma estrutura completa com banheiros químicos, postos de segurança com a presença das policiais Militar e Civil, ambulâncias para situações de emergência, além de barracas para que os ambulantes pudessem comercializar seus produtos.
 
O munícipe Paulo Sérgio, conhecido como “1, 2, 3”, 53 anos, é proprietário da Barraca Brasil e veio de Jauá para trabalhar com a venda de bebidas. “Sempre coloco meu ponto de vendas nas festas da cidade e aqui não foi diferente. É de onde eu tiro meu sustento”, dividiu.
 
O evento conta com a organização a Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, e recebe o apoio das pastas da Saúde (Sesau), do Turismo (Setur), da Cultura (Secult), dos Serviços Públicos (Sesp) e Prefeitura Avançada da Costa. A Superintendência do Trânsito e Transporte Público (STT), tem dado suporte no ordenamento do trânsito.
 
Essa é a quarta lavagem que acontece no município. As demais aconteceram nas comunidades de Barra do Pojuca, Monte Gordo e Jauá após dois anos suspensas em virtude da pandemia.
 
Confira a programação:
 
Domingo (5/2)
 
Palco:
 
18h – Herdeiros de Jah
19h30 – Lucas Freitas
21h – O Kanallha
22h30 – Dunga Barbosa
 
Blocos:
 
13h – Bloco do Lefo Lefo
16h – Bloco Tô na Barca

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *