Um sentimento de felicidade tomou conta das 375 pessoas que receberam os certificados de cursos profissionalizantes ofertados por meio do Projeto Técnico Social (PTS), nesta terça-feira (13/12), no Salão de Eventos Kids do Horto Florestal Linaldo da Silva. A iniciativa acontece através da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Ao todo, foram ofertados 20 cursos como, por exemplo, de corte e costura, pizzaiolo, eletricista predial de baixa tensão, panificação básica, operação de caixa e telemarketing, serralheria básica e auxiliar de operações logística. As capacitações foram realizadas entre os meses de junho e dezembro.
“Um dia de festa, de comemoração”, assim definiu a titular da Sehab, Vivian Angelim, que falou sobre o trabalho da pasta, “é muito importante, porque hoje estamos fazendo a entrega dos certificados para pessoas da comunidade, e esses cursos, que foram ministrados pelo Senai, são qualificados, de reconhecimento nacional e que o munícipe pode tanto empreender quanto ser empregado. Então isso vai abrir portas para oportunidades de geração de emprego e renda”.
Os contemplados com a capacitação são moradores de empreendimentos do extinto programa Minha Casa Minha Vida, são eles: os residenciais Alpha I, II, III, IV, V e VI; Moradas dos Pardais I, II, III, IV, V e VI; Caminho do Mar I e II; Caminho do Rio; e o Parque das Algarobas I, II e III.
A coordenadora do Programa Casa Verde e Amarela do Senai, Valdeci Martins, destacou a importância dos cursos, “que é qualificar essas pessoas para o mundo do trabalho, promovendo novas habilidades e conhecimentos sempre alinhados com a necessidade do mercado”, finalizou.
Um dos contemplados foi o modelo, artista plástico e artesão, Denílson Evangelista, 23 anos, com o curso de corte e costura. Ele falou sobre a motivação de participar da iniciativa. “Esse curso é gratuito, direcionado para as pessoas marginalizadas, que talvez não tenham condição de pagar. O curso foi incrível, é tudo muito bem organizado, fomos bem tratados, superior até a outros projetos. O método de ensino é quase personalizado, mais humanizado”.
Na oportunidade, ainda foi possível realizar cadastro através do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat) e explicado sobre a oferta de crédito para início do negócio. Estavam presentes a secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, a coordenadora do Ciat, Michele Andrade, e o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Leonardo Pimenta.