O governo dos EUA já havia indicado Bagley em janeiro, mas só agora seu nome foi aprovado pelos senadores americanos. Elizabeth Bagley em imagem de 2017
Dep. de Estado dos EUA/Youtube/Reprodução
O Senado dos Estados Unidos aprovou a nomeação da nova embaixadora do país em Brasília nesta quarta-feira (14). A representante do governo americana no Brasil será Elizabeth Bagley.
O governo dos EUA já havia indicado Bagley em janeiro, mas só agora seu nome foi aprovado pelos senadores americanos.
Em junho, o Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA rejeitou a candidatura de Bagley —naquela ocasião, o principal motivo da rejeição ao nome dela foi uma frase que ela disse em 1998. Em uma entrevista, ela lamentou que o “lobby judeu” fizesse o Partido Democrata adotar políticas das quais ela discordava, como defender que Jerusalém é a capital de Israel.
Senado dos EUA faz sabatina com candidata a embaixadora no Brasil
Quem é a nova embaixadora
De acordo com a apresentação ao Senado, Bagley tem mais de 20 anos de experiência no Departamento de Estado (o equivalente, nos EUA, o órgão que no Brasil seria o Ministério de Relações Exteriores).
Ela atuou como assistente no acordo de Camp David, que estabeleceu a paz entre Israel e o Egito, foi embaixadora de Portugal durante a gestão de Bill Clinton na presidência dos EUA e também trabalhou como assessora da secretária de Estado Madeleine Albright.
Segundo uma reportagem do “Wall Street Journal”, Bagley também doou dinheiro ao Partido Democrata ao longo da vida.
