Fato Verdade

Sírio que vive no Brasil sofre com familiares no país após sequência de terremotos: ‘Minha irmã teve que sair às pressas’

Sírio que vive no Brasil sofre com familiares no país após sequência de terremotos: ‘Minha irmã teve que sair às pressas’


Mais de 5 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas devido a um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e o noroeste da Síria. Terremoto na Turquia e na Síria deixa mais de 3,6 mil mortos e milhares de feridos
Reprodução/Jornal Nacional
O empresário Hussam Yacoub, que reside há 4 anos em Juiz de Fora (MG) com a esposa e as filhas relatou ao g1 a angústia e o medo que sente por ter familiares na Síria. Mais de 5 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas devido a um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e o noroeste da Síria na manhã de segunda (6).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo Hussam, a irmã dele, juntamente com o marido e os filhos, teve que sair de casa, em uma pequena vila chamada Masyaf, na província de Hama, às pressas porque o imóvel corria o risco de desabar.
“Graças a Deus eles estão bem, mas tiveram que fugir de casa para se salvarem. Quando o terremoto ocorreu eles estavam dormindo. Acordaram de madrugada e fugiram, sem tempo para pensar em nada”, contou.
Família de Sírios vive em Juiz de Fora
Hussam/Arquivo Pessoal
A família da esposa do empresário, Razan Yacoub, também está no país. Eles vivem na cidade de Tartus, no noroeste do país.
“O terremoto foi forte, mas graças a Deus não houve danos ou perdas para eles”, revelou.
Como Hussam e Razan têm dificuldades em falar português, as filhas Helena e Joeli, gravaram um vídeo em que pedem ajuda para a Síria. Além disso, elas contam que estão em conversa constante com a família para saber como está a situação no local onde moram.
Família da Síria que vive no Brasil faz apelo após terremoto
Por fim, o empresário fala que além do terremoto, o “mais difícil na Síria agora é o cerco imposto ao país, o que torna as coisas muito mais difíceis lá, pois muita ajuda foi enviada para a Turquia de todos os países, principalmente da Europa, mas a Síria não recebeu nenhuma ajuda por causa do cerco injusto sobre nós lá”.
Helena e Joeli gravaram um vídeo em que pedem ajuda para a Síria
g1
LEIA TAMBÉM:
Madrugada de frio e quantidade de prédios destruídos dificultam resgate na Turquia e na Síria; contagem de mortos passa de 3 mil
Jogador Willian Arão relata clima de luto e devastação após terremoto na Turquia deixar mais de mil mortos: ‘Tragédia sem precedente’
Terremoto de magnitude 7,8 na Turquia é o mais forte desde 1939
O terremoto
Terremoto mata mais de mil pessoas na Turquia e na Síria
Arte/g1
Mais de 5 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas devido a um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e o noroeste da Síria na manhã de segunda-feira.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi tão forte quanto um registrado no país em 1939 e que vitimou mais de 30 mil pessoas.
Na Turquia, 2.300 morreram, segundo o último balanço do governo; na Síria, foram 1.444, segundo a agência de notícias Reuters.
Mapa mostra locais onde foram as réplicas dos terremotos
BBC
📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *