Em celebração ao Abril da Dança, mês dedicado à manifestação artística em referência ao Dia Municipal e Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, a Secretaria da Cultura (Secult) apresenta uma programação especial de oficinas culturais.
Abrindo as ações, na próxima quarta-feira (5/4), das 9h às 12h, no Teatro Alberto Martins, acontece a Oficina de Dança Contemporânea. Com a temática “Corpos Silenciosos/ Corpos Barulhentos – Em busca de corpos vibracionais!”, a atividade é parte da pesquisa de mestrado da bailarina e coreógrafa Sinha Guimarães, onde estuda a vibração, frequência, energia, os códigos visuais e o ritmo, a partir de corpos surdos e ouvintes.
Ainda no Teatro Alberto Martins, no dia 13 de abril, das 18h às 20h30, o bailarino Carley Daltro ministra Oficina de Dança de Salão, tendo como foco o forró tradicional, universitário e roots.
O cineteatro da Pracinhas da Cultura recebe no dia 14 de abril, das 9h às 11h e de 14h às 16h, a Oficina de Dança de Salão Infantil, abordando a salsa e o forró e voltada para o público de 7 a 12 anos. A atividade é ministrada pela coreógrafa Janete Matos e trabalhará alongamento, preparação, movimentos individuais e em dupla.
Já no dia 27 de abril, 9h às 11h e 14h às 16h, também na Pracinhas da Cultura, a Associação Capoeira Virtude Nativa ministra Oficina de Capoeira, Caxixi e Berimbau, onde os integrantes do grupo cultural irão orientar os participantes na confecção dos instrumentos, e cada um levará o seu para casa.
A programação do Abril da Dança é realizada por meio do subprograma Camaçari Tem Cena, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.
Saiba mais sobre os oficineiros:
Sinha Guimarães
Formada em licenciatura e bacharelado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança, gestora da escola de dança Centro do Movimento Sinha Guimarães, coreógrafa da Cia. Sinha Guimarães, mestranda em Dança pela UFBA.
Carley Daltro
Natural de Salvador, iniciou na dança há 20 anos como bolsista na Academia Baiana de Dança de Salão (ABDS), passando a monitor e foi onde se tornou professor. Desde então, mantêm atuante no mercado se atualizando através de congressos e workshops realizados em vários estados brasileiros.
Janete Matos
Nascida em Camaçari, é licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas pela Escola de Belas Artes da UFBA. Educadora social, proprietária, coreógrafa e professora de dança de salão para crianças e adultos do Núcleo de Dança Janete Matos. Precursora no ensino da Dança de Salão Infantil em Camaçari com o projeto “O abraço do tamanho de cada um”.
Associação Capoeira Virtude Nativa
Criada em 2016, sob comando do Mestre Naninho, atua em Camaçari e também no município de Entre Rios.




