No intuito de fornecer maiores orientações sobre as questões ambientais, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) realiza diversas oficinas educativas. Nesta quinta-feira (30/3), foi realizada no Horto Florestal Linaldo da Silva a 2ª edição da oficina de aquaponia.
De acordo com a técnica em Meio Ambiente da pasta, Daniela Ornelas, as oficinas são voltadas para toda comunidade. “Hoje aconteceu a segunda turma do sistema de aquaponia, que é voltada para toda comunidade da zona rural e zona urbana. Porém, os moradores da área rural estão sendo prioridade, no intuito de dar para eles maior conhecimento para que sejam agentes ambientais, nas localidades onde eles residem”, explicou. Na ocasião, ela ainda acrescentou que o público desta edição foi bastante diversificado. “No total 18 pessoas, entre agricultores, universitários, criadores de peixes e moradores de outros municípios”, concluiu Daniela.
O sistema de aquaponia integra o cultivo de peixes e hortaliças em sistemas de recirculação de água e nutrientes, sendo uma alternativa de renda para pequenos produtores e ambientes urbanos com pouco espaço, utilizando quantidade reduzida de água.
Para o morador de Coqueiro de Arembepe, Eduardo Luiz, foi um dia bastante produtivo. “Foi uma oficina excelente. Achei muito proveitosa, eu gostei bastante. Muito bom para nosso conhecimento e para a prática lá em Coqueiro de Arembepe”, destacou. Mesmo sentimento relatado pelo morador de Monte Gordo, Roque Bispo dos Santos. “A oficina foi muito maravilhosa. Nos trouxe boas expectativas. Ensinou a gente como montar uma aquaponia, como criar os peixes e todo o processo do sistema. Estão de parabéns!”, celebrou.
As oficinas são gratuitas e com vagas limitadas. A iniciativa faz parte do projeto Capacitações Ambientais, desenvolvido pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA), da Sedur. Os interessados em participar das atividades, podem se inscrever através do número (71) 98315-1283, por meio de mensagem via WhatsApp.
Confira o cronograma:
Oficina de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC’s)
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Horto Florestal Linaldo da Silva
Oficina de Aquaponia (sistema de criação de peixes com cultivo de hortaliças)
Data: 13 de abril de 2023
Horário: 8h30 às 16h
Local: Horto Florestal Linaldo da Silva
Oficina de Introdução à Permacultura
Data: 18 de abril de 2023
Horário: 8h30 às 16h
Local: Horto Florestal Linaldo da Silva





