Dois dos acusados receberam sentença de prisão perpétua por serem considerados cúmplices do crime. Um tribunal de Viena condenou nesta quinta-feira (02) a longas sentenças, incluindo prisão perpétua, quatro dos seis homens acusados de ajudar um jihadista a preparar um atentado em 2020.
O agressor de 20 anos, que foi morto a tiros pela polícia minutos depois de abrir fogo, matou quatro pessoas em 2 de novembro de 2020, além e atropelar multidões sentadas nos terraços de bares e restaurantes no centro de Viena. Mais de 20 pessoas ficaram feridas.
ENTENDA: ataque terrorista em Viena deixa mortos e feridos
Vídeo mostra intensa troca de tiros em Viena em 2020
Enquanto a polícia disse que o atirador, Kujtim Fejzulai, que tinha nacionalidade da Áustria e da Macedônia do Norte, realizou o ataque sozinho, os seis réus foram acusados de fornecer ajuda antecipadamente. A maioria apoiou os militantes do Estado Islâmico, assim como Fejzulai, mas negou saber o que ele estava planejando.
Em uma decisão da noite para o dia, o tribunal condenou dois dos seis, incluindo o homem que vendeu a Fejzulai o rifle de assalto que ele usou no ataque e munição, à prisão perpétua por serem cúmplices do assassinato.
Dois outros receberam sentenças de 20 e 19 anos, disse o tribunal em um comunicado. Os dois restantes foram considerados culpados de serem membros de uma organização terrorista, mas absolvidos de cumplicidade no assassinato e condenados a dois anos de prisão parcialmente suspensa.
Dos seis homens com idades entre 22 e 32 anos, cinco foram condenados por serem membros de uma organização terrorista. Apenas o réu identificado como Adam M, de 32 anos, que vendia o rifle de assalto, não era.
O segundo réu condenado à prisão perpétua foi Heydayatollah Z, 28, que morou com o agressor por semanas antes do ataque. Descobriu-se que ele encorajou Fejzulai e ajudou a preparar armas e munições – vestígios de seu DNA foram encontrados em ambos.
Os dois réus com as sentenças mais brandas aceitaram a decisão, disse o tribunal. Dos quatro restantes, três planejam apelar e o outro está considerando, acrescentou.
- Aniversário de São Paulo: 25 de janeiro é feriado municipal na capital
- 99 fala em “perseguição ao aplicativo” por parte da Prefeitura de SP
- Justiça permite que prefeitura de SP siga fiscalizando mototáxis da 99
- Previsão do tempo: De Norte a Sul, termômetros se aproximam dos 30ºC
- Rio e BH têm recorde de temperatura neste sábado (18)
- Botafogo é eliminado da Copinha após virada do Criciúma
- Copinha: Cruzeiro domina o Bahia e se classifica para quartas de final
- Palmeiras busca contratação de Claudinho, do Zenit
- Diretor do Corinthians é afastado do cargo; veja nota oficial
- Com surpresa, Atlético-MG embarca para os EUA; veja jogadores relacionados
- Abastecimento de água é retomado de forma gradativa em Salvador e na região metropolitana após conclusão de obras
- Prédio de três andares desaba em Salvador
- Museu de Arte Moderna da Bahia abre nova exposição em celebração aos 100 anos de Mário Cravo Jr. em Salvador
- Festival de quadrilhas é atração no Arraiá Salvador
- Servidores municipais deflagram greve a partir desta segunda