A Seduc promove, nesta segunda-feira (19/12), a Pré-Jornada Pedagógica 2023, evento voltado para os coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Rede Pública Municipal de Camaçari. O encontro, realizado no auditório do Hotel Vila Galé, oportunizou um olhar sistêmico sobre as ações disruptivas promovidas pela Secretaria de Educação (Seduc) durante o ano de 2022, ao mesmo tempo em que inicia oficialmente o planejamento pedagógico para o Ano Letivo 2023.
Ao abrir a Pré-Jornada 2023, a secretária de Educação, Neurilene Martins, destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais de educação, creditando o sucesso de iniciativas inovadoras que marcaram 2022 à inteligência da rede. “É gigante esse trabalho que vem sendo realizado pela rede e, hoje, nesta Pré-Jornada, dedicamos esse tempo para olhar para essas experiências, refletir sobre essa trajetória de transformações, pois elas nos apontaram novas direções, outras inovações, para seguirmos qualificando cada vez mais o ensino público no município de Camaçari”, descreveu.
A inclusão da Língua Inglesa e da Educação Física no currículo dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi uma das iniciativas pedagógicas inovadoras implementadas no ano de 2022 e que será ampliada no próximo ano. Por conta disso, essa temática integrou a programação da Pré-Jornada, quando a especialista em Língua Inglesa, Fernanda Ventapane, e o especialista em Educação Física, Alan Rocha, discorreram sobre a essencialidade da democratização desses conhecimentos o quanto antes, considerando os impactos no desenvolvimento e no aprendizado das crianças.
Os dois especialistas integram a equipe do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), parceira técnica da Seduc no projeto de estruturação do Sistema Próprio de Ensino de Camaçari. Diretora Pedagógica do Icep, Elizabete Monteiro ressaltou a importância desta incrementação pedagógica. “Este é um momento riquíssimo de troca, de prestação de contas e de expectativas para 2023. Dentre as inovações promovidas em 2022, colocar as crianças do Fundamental I nesse processo de aprendizagem de outras linguagens, tanto a linguagem do corpo, quanto a aquisição de uma segunda língua, foi uma proposta espetacular”, avaliou, justificando a importância de aprofundar essa discussão.
O público-alvo da Pré-Jornada aprovou as atividades propostas durante o evento, avaliando os temas abordados como coerentes com os trabalhos realizados no cotidiano escolar. A coordenadora pedagógica Cíntia Valverde, que trabalha no Centro Educacional Municipal de Camaçari, classificou o encontro como inspirador. “Um encontro muito produtivo, que nos convida a pensar em 2023. Aqui, tivemos a oportunidade de ouvir especialistas e ouvir os nossos colegas que atuam em outras escolas, cujos relatos nos inspiram novas ideias e estratégias para melhorar o nosso trabalho”, afirmou.
Opinião semelhante manifestou a gestora da Escola Municipal Colônia Montenegro, Cíntia Filemon. “É um momento de extrema importância, no qual nos unimos para avaliar o que foi realizado até aqui e pensar no futuro, no sentido de conceber o melhoramento do desempenho escolar dos alunos, com base nos que já vivenciamos e com a referência do que ocorre em outras escolas da rede e que tem funcionado muito bem. Este evento possibilita que cresçamos juntos”, declarou.
Pela tarde, os diálogos sobre inclusão educacional se intensificaram, com a palestra da especialista em diagnóstico de transtornos no neurodesenvolvimento, Daiane Hoffmann, tratando da educação especial no contexto de sala de aula, com foco na inclusão como proposta integradora. Além da palestra, houve momentos para discussão de outras ações estruturantes, a exemplo do reordenamento da rede, do calendário letivo 2023 e de atualizações sobre a Jornada Pedagógica 2023.