Fato Verdade

Unicamp 2023: primeira prova da 2ª fase abordou temas esperados e teve nível moderado, dizem cursinhos

Unicamp 2023: primeira prova da 2ª fase abordou temas esperados e teve nível moderado, dizem cursinhos


g1 reúne vídeos de quatro diretores de cursinhos sobre o exame deste domingo (11). Segunda prova dessa etapa termina nesta segunda-feira (12), com questões de matemática, ciências humanas e de conhecimentos específicos. Primeira prova da 2ª fase do vestibular 2023 da Unicamp é aplicada neste domingo (11)
Júlio César Costa/g1
Coordenadores de cursinhos preparatórios para vestibular avaliaram que a primeira prova da 2ª fase da Unicamp 2023, aplicada no domingo (11), teve nível moderado e abordou temas característicos da universidade. Em geral, os professores elogiaram a elaboração do exame. Veja, em vídeos, as análises.
A segunda etapa do vestibular termina nesta segunda-feira (12), com questões de matemática, ciências humanas e de conhecimentos específicos.
Primeiro dia da 2ª fase tem abstenção de 7,6% e transtornos com chuva
Veja como foi o dia de prova
Porte de armas e racismo são opções de temas da redação, e questão aborda aporofobia
Acesse a prova completa aqui.
Anglo
Diretor do Curso Anglo, Sérgio Paganim aborda a primeira prova da 2ª fase da Unicamp 2022
Para o diretor do curso Anglo, Sérgio Paganim, a prova deste domingo consolida e aprimora o tipo de prova que a Unicamp já vem aplicando a algum tempo. Paganim afirma que isso vale tanto para os temas da redação quanto para as questões interdisciplinares.
“As questões de português trouxeram uma novidade: a redação de dois textos de 40, 50 palavras nas questões número 5 e número 6. Os temas muito atuais”, afirmou o professor. Veja no vídeo acima.
Etapa
Coordenador do Curso Etapa Campinas avalia primeira prova da 2ª fase da Unicamp 2023
Coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta avaliou que as propostas de redação foram bastante típicas, com contato com a atualidade e de caráter ideológico. A prova manteve essa característica também nas questões interdisciplinares, afirmou Motta.
“A Unicamp com suas características bem fortes de uma prova que traz as temáticas mais atuais e que exige até um certo alinhamento ideológico do participante”, disse. Veja o vídeo acima.
Objetivo
Coordenador do curso pré-vestibular do Objetivo Campinas avalia 2ª fase da Unicamp
O coordenador do curso pré-vestibular do Objetivo Campinas, Raul Neto, afirmou que não houve novidade nos temas abordados pela Unicamp. O professor também elogiou a construção e elaboração das questões. Veja o vídeo completo acima.
“A prova tocou em temas como racismo na escola, porte de armas… questões que estiveram envolvendo o debate eleitoral este ano no Brasil, mas sempre com o cuidado para não tomar partido. Foi importante mostrar, durante a prova, que o candidato tinha que ter uma capacidade de leitura, argumentação e reflexão”, resumiu.
Oficina do Estudante
Diretor no Oficina do Estudante avalia a primeira prova da 2ª fase da Unicamp 2023
Na avaliação do diretor pedagógico do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, Anderson Rodrigues, a Unicamp montou questões de nível moderado na primeira prova. Ele ressaltou, no entanto, o que seria um erro de formulação da pergunta de número 10 A de física.
“[Havia] um erro no enunciado, colocando que a área era da pá, que na verdade é a área realizada pelo movimento da pá, que seria um círculo. E para o aluno que tivesse essa dificuldade não conseguiria entender muito bem”, avaliou.
O diretor da comissão que organiza o vestibular (Comvest), José Alves de Freitas Neto, informou ao g1 que nenhum pedido de revisão desta questão foi recebido até a manhã desta segunda-feira (12).
Segunda fase
A segunda fase termina nesta segunda-feira (12) com aplicações das provas de matemática, interdisciplinares em ciências humanas e a de conhecimentos específicos – formulada de acordo com a área do curso escolhido pelo estudante .
Os portões abrem às 12h, fecham às 13h e o exame tem duração de cinco horas.
O primeiro dia de provas foi neste domingo (10) e teve abstenção de 7,6%, segundo a comissão organizadora (Comvest). Em Campinas, uma chuva forte gerou transtornos no maior local de prova.
No primeiro dia, os candidatos escreveram a redação (que teve duas opções de temas) e responderam questões sobre língua portuguesa, inglês e ciências da natureza. Veja o que caiu.
Os dez cursos mais concorridos
Medicina – 293,87 candidatos por vaga (c/v)
Arquitetura e urbanismo – 83
Ciência da computação – 75,85
Ciências biológicas – 49,79
Engenharia de computação – 44,7
Comunicação social – midialogia – 39,58
Farmácia – 32,5
Enfermagem – 28,5
Ciências Econômicas (integral) – 29,61
História – 27,47
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *